Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Navios lotam Ilhabela de turistas.
Cruzeiros devem levar at� 250 mil pessoas � ilha do Litoral Norte de SP.
Navios lotam Ilhabela de turistas.

O fim da temporada no Litoral Norte de S�o Paulo n�o significou o fim do trabalho para comerciantes de Ilhabela. Os cruzeiros que t�m chegado na cidade movimentam o com�rcio local, gerando empregos e aumentando os lucros.

Na sexta-feira (22), tr�s navios fizeram escala na ilha, levando mais de seis mil turistas �s belas praias. Depois de v�rios dias a bordo, entre os litorais do sul e do sudeste do pa�s, um grupo com turistas vindos de Goi�s, do interior de S�o Paulo e do nordeste aproveitou a parada para curtir a ilha.

A previs�o da prefeitura � que at� o fim da temporada, os visitantes deixem em Ilhabela pelo menos R$ 24 milh�es. At� 30 de mar�o, 10 navios v�o completar 62 escalas na ilha, levando para o arquip�lago 197 mil pessoas. Segundo o secret�rio de Turismo , Ricardo Fazzini, o n�mero deve aumentar no ano que vem.

"Esperamos 250 mil pessoas, em cerca de 100 cruzeiros oficialmente confirmados". Quem aproveita essa mar� alta s�o os comerciantes. Regina Jesus, dona de uma loja pr�xima ao p�er, afirmou que os vendedores n�o sentiram o fim da temporada. "Os cruzeiros esticaram a possibilidade de vendas e lucro para n�s", comemorou.

O que tem assustado os visitantes � o pre�o dos produtos. O funcion�rio do porto de Santos, M�rio Ferreira, um dos passageiros do cruzeiro, afirmou que os valores cobrados pelos comerciantes da ilha est�o muito elevados. "Isso dificulta a compra de pequenas lembran�as", lamentou o turista.

O movimento provocado pelos cruzeiros tamb�m gera novos empregos. A prefeitura de Ilhabela estima que 300 pessoas estejam trabalhando diretamente com a recep��o e excurs�es, como passeios de lancha.

Para 2009, a Secretaria de Turismo informou que 73 navios de cruzeiro j� confirmaram oficialmente escalas em Ilhabela.

Navios lotam Ilhabela de turistas.
Cruzeiros devem levar at� 250 mil pessoas � ilha do Litoral Norte de SP.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir