Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2006

Palácio continua na UTI
A Secretaria de Obras de Marataízes começou nesta sexta feira as obras de contenção do que restou do Palácio das Águias
Palácio continua na UTI
Maratimba.com

A Secretaria de Obras de Marataízes começou nesta sexta feira as obras de contenção do que restou do Palácio das Águias que teve sua estrutura frontal desabada em meadas de dezembro. O Palácio que serviu de moradia para a família Soares, que explorava o comercio fluvial usando o Rio Itapemirim, no final do século XXIX.

É uma das mais importantes obras da arquitetura que retratava a historiografia da navegação no país. Pelos salões ornamentados coma melhor mobiliaria da época o Casarão recebeu autoridadesde todo o país.

Na madrugada do dia 16 de dezembro parte dessa historia se ruiu. Em outubro de 2005 recebeu uma comitiva capitaneada pela Secretaria de Cultura Estadual Neuza Mendes, foi prometido verbas para evitar o desabamento. Ate a presente data a verba não chegou. Um projeto da arquiteta Cora Augusta sugeria a criação de um Museu do Pescador, aberto a visitação publica.

"O Palácio e o Trapiche ficarão na memória de quem de quem teve o privilegio de conhecê-lo no seu esplendor. A historia do ES fica cada vez mais pobre. O escoramento de nada devolve a sua imponência e importância" argumentou o historiador Luciano Rettore Moreno. O historiador informa que toda a produção agrícola que vinha pelo Rio Itapemirim ficava no velho e destruído Trapiche que junto do Palácio das Águias compunham essa beleza arquitetônica. "È como perdesse alguém da família ou ver ruir um sonho". Desabafa Luciano Moreno.

"Ainda nutria um ponta de esperança agora o sonho acabou no dia 16 de dezembro, o Palácio das Águias, onde passei a minha infância que embalou meus sonhos agora não passa de um pesadelo para meus olhos e sofrimento para meu coração. Escorar de nada adianta só mostra a inoperância de nossos governantes com a nossa historia " falou a herdeira do Trapiche e Palácio das Águias que articulou a doação para o Estado e município do patrimônio que pertenceu a sua família: a psicóloga Ivilisi Azevedo Soares. Complementa dizendo estar muito triste com esses paliativos.

O Palácio das Águias foi começou a sua agonia no governo Vitor Buaiz que idealizou o projeto "Oficina Escola" que destelhou o Casarão, lembra Ivilisi, e depois a deixou exposto, recebendo todas as intempéries, como o vandalismo que sempre existiu no local. O seu ultimo apelo foi realizado a prefeitura cercou o Palácio das Águias para que não levem os entulhos do que restou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir