Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-03-2008

Número de mortos em Gaza por operação israelense sobe
Jovem palestino queima pneus próximo à fronteira na Faixa de Gaza. Nesta 2ª, o governo israelense decidiu retirar suas tropas da região
Número de mortos em Gaza por operação israelense sobe
Foto: Atta Awisat/AP

Gaza, 3 mar (EFE) - Os mortos em Gaza em decorrência da ofensiva israelense na região chegaram hoje a 120 após três feridos terem falecido em hospitais e depois de um miliciano ter morrido em um novo ataque aéreo no norte da faixa.

O responsável dos serviços de emergência e de ambulâncias no Ministério da Saúde em Gaza, Muawiya Hassanein, indicou que até o início da tarde o número de mortos era de 116 e que nas últimas horas morreram três feridos que se encontravam em estado grave há vários dias.

A última vítima é um miliciano das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, que morreu ao ser baleado por agentes em um helicóptero quando tentava disparar foguetes contra o território israelense a partir de uma zona ao leste do campo de refugiados de Jabalya, contaram testemunhas.

Outros três milicianos ficaram feridos na ação, somando-se aos mais de 350 feridos em toda a ofensiva.

Segundo fontes palestinas, metade dos mortos seria civis, um dado ratificado hoje pela organização israelense B'Tselem, que defende os direitos humanos nos territórios ocupados.

O chefe do Exército israelense, Gaby Ashkenazi, havia afirmado horas antes que apenas 10% dos mortos eram civis.

Nas últimas 48 horas também morreram três adolescentes palestinos nas manifestações que ocorreram na Cisjordânia para se solidarizar com a população da faixa.

Já do lado israelense foram mortas três pessoas: um civil atingido por um foguete Qassam e dois soldados que participavam da incursão no território de Gaza.

Os feridos pelos foguetes chegam a dezenas, em sua maioria sem correr risco de morte.

Israel colocou fim à incursão terrestre em Gaza hoje de madrugada, mas ao longo do dia prosseguiram os ataques com foguetes contra o sul israelense e as ações aéreas contra Gaza.

Número de mortos em Gaza por operação israelense sobe para 120

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir