Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Decola o foguete que colocará em órbita o cargueiro europeu
Foguete Ariane 5 decola com sucesso da base da Agência Espacial Européia (ESA) na Guiana Francesa
Decola o foguete que colocará em órbita o cargueiro europeu
Foto: Reuters

Paris, 9 mar (EFE).- O foguete Ariane 5 decolou hoje da base de Kuru, na Guiana Francesa, í 1h05 (horário local) para pôr em órbita o cargueiro europeu "Julio Verne", destinado ao abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

A plataforma de lançamento européia com o Veí­culo Automático de Transporte (AVT, sigla em inglês), de oito metros e 20 toneladas, deverá situar sua carga em uma órbita baixa, 260 quilômetros acima da superfí­cie terrestre.

Pouco depois da decolagem começou uma manobra pouco habitual, especialmente por sua duração de 66 minutos, até a separação do "Julio Verne".

O diretor-geral do consórcio europeu Arianespace, Jean-Yves Le Gall, havia destacado que a missão de hoje estava preparada há dez anos, mas era também totalmente nova, porque seus foguetes nunca tinham colocado em órbita uma carga tão pesada, o dobro do habitual.

Nas 20 toneladas transportadas estão 11 de provisões para a ISS, como água (840 quilos), combustí­vel (4 toneladas), alimentação e equipamentos diversos (5,5 toneladas).

O "Julio Verne" deve se acoplar í ISS no iní­cio de abril, quando os astronautas poderão entrar, transferir sua carga, e utilizá-la.

Decola o foguete que colocará em órbita o cargueiro europeu da ISS

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir