Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-03-2008

Choque de trem com ônibus deixa pelo menos 18 mortos !
Acidente ocorreu em Dolores, cidade da província de Buenos Aires
Choque de trem com ônibus deixa pelo menos 18 mortos !
Foto: Gustavo Amarelle/AP

Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas neste domingo (9) quando um ônibus foi atingido por um trem em Dolores, cidade da proví­ncia de Buenos Aires, informaram a polí­cia e fontes hospitalares.

Segundo testemunhos, o acidente ocorreu quando o ônibus com turistas que retornavam í capital argentina vindos do balneário de Mar de Ajó tentou cruzar a pista ferroviária com as cancelas abaixadas.

"Um forte barulho foi ouvido e logo depois muitos gritos. Estava escuro, havia muitas crianças sozinhas e muita gente ferida", relatou um dos passageiros do trem que se identificou como Alejandro ao canal Todo Noticias.

"í‰ uma tragédia de grande magnitude, a proví­ncia e a nação estão de luto", disse o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, que chegou ao local do acidente acompanhado ministro da Saúde Claudio Zin.

Consultado sobre os responsáveis pelo acidente, o governador considerou que "o sinal com a cancela baixa é uma prova muito contundente" contra o motorista do ônibus.

"Foi uma tremenda irresponsabilidade, os responsáveis serão severamente punidos", prometeu Scioli ao revelar que uma passageira do ônibus "alertou aos gritos o chofer que as cancelas estavam abaixadas."

Roberto Capiel, diretor do Hospital de Dolores, confirmou que neste centro médico há "oito feridos graves, dois com politraumatismo de crânio e correm o risco de vida."

O impacto danificou parte da linha férrea e o trânsito sobre a rodovia provincial 63, de grande tráfego na temporada turí­stica de verão, continua interrompido.

A maioria dos mortos estava dentro do ônibus, um veí­culo de dois andares que levava 61 passageiros. Quinze das ví­timas morreram no momento do acidente e outros três morreram enquanto recebiam atenção médica.

Uma jovem de 20 anos morreu quando aguardava em uma motocicleta para cruzar o passo ferroviário, informou a polí­cia.

"A garota tinha saí­da do trabalho em um restaurante e aguardava diante das barreiras baixas, mas foi atingida pelo ônibus que ficou dividido ao meio", disse o inspetor policial Máximo Camarena.

Funcionários da empresa ferroviária Ferrobaires, bombeiros e policiais trabalhavam para desocupar a zona. Os serviços ferroviários da costa atlântica da proví­ncia permanecerão cancelados pelo menos até terça-feira, informou a empresa Ferrobaires.

"A passagem de ní­vel tem todas as normas de segurança, as barreiras são acionadas automaticamente 800 m antes da passagem do trem, o alarme estava soando e as luzes vermelhas piscavam", garantiu.

Choque de trem com ônibus deixa pelo menos 18 mortos !. Acidente ocorreu em Dolores, cidade da proví­ncia de Buenos Aires.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir