Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2008

PF do aeroporto de Salvador deporta cinco espanhóis
O setor de imigração da PF (Polícia Federal) no aeroporto internacional de Salvador (BA)
PF do aeroporto de Salvador deporta cinco espanhóis

O setor de imigração da PF (Polí­cia Federal) no aeroporto internacional de Salvador (BA) rejeitou a entrada no Brasil e deportado mais cinco estrangeiros, na noite de ontem (8). De acordo com a PF, cinco espanhóis e um italiano que chegaram í s 21h30 em um vôo da Air Europa saí­do de Madri (Espanha) embarcaram de volta com a companhia, í s 23h30.

Por telefone, a reportagem não conseguiu apurar os motivos de cada repatriação, na noite deste domingo.

Brasil e Espanha vivem um mal-estar causado, originalmente, pela polí­tica de imigração espanhola. Todos os dias, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar no paí­s e são mantidos nos aeroportos, í  espera da repatriação.

Na quarta-feira (5), dois jovens mestrandos brasileiros que participariam de um congresso de ciências sociais em Lisboa (Portugal) ficaram retidos no aeroporto de Madri (Espanha), onde o vôo --da Iberia-- fazia uma escala. O caso teve repercussão devido ao tratamento que eles dizem ter recebido no aeroporto --teriam ficado horas impedidos de se alimentar ou telefonar.
Um dia depois, na noite de quinta (6), a PF do aeroporto de Salvador repatriou sete espanhóis, em um ato interpretado como uma retaliação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval í  decisão do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, de repatriar os espanhóis.

No entanto, para não entrar em confronto com a Espanha, Planalto, PF e Itamaraty afirmam que a repatriação dos espanhóis é conseqí¼ência da decisão do governo de aumentar o rigor na fiscalização da entrada de estrangeiros no Brasil. Para as repatriações de sexta-feira, os motivos foram "falta de comprovação de meios de subsistência no Brasil".

O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que o presidente Lula quer entrar em contato com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, nesta semana, para discutir a questão.

PF do aeroporto de Salvador deporta cinco espanhóis.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir