Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Agroindústria em Itapemirim
O município de Itapemirim, realizou nos meses de março e abril 4 cursos que alavancarão as atividades ligadas a atividade da Agroindústria Artesanal
Agroindústria em Itapemirim

O Município de Itapemirim, realizou nos meses de março e abril 4 cursos que alavancarão as atividades ligadas a atividade da Agroindústria Artesanal de pequeno porte, envolvendo 82 agricultores familiares, assentados e feirantes.
Os cursos foram realizados através da parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e o INCAPER.

Os cursos tiveram como objetivo capacitar nas Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Boas Pratica de Fabricação de Produtos da Agroindústria Artesanal, com vistas a melhorar não somente a qualidade de vida, mas de agregar valor e gerar renda através da oferta de produtos com Qualidade Ampla.

O número de pessoas com intoxicações alimentares é alarmante, em todo o planeta e oferecer produtos que não causem riscos a saúde do consumidor é ponto fundamental.
Neste curso foram abordados temas como contaminação por bactérias, fungos, vírus, enzimas e principalmente abordado a contaminação cruzada, que é proveniente da contaminação causada pelo próprio manipulador. Entendendo- se como manipulador de alimentos não somente quem processa o produto, mas todos os indivíduos envolvidos nos processos de colheita, transporte do material a ser processado, o processamento em si , a estocagem , a armazenagem correta do produto , aquele que transporta e vende ate chegar a mesa do consumidor final.

Na parte pratica foram realizadas coletas de material das mãos, espirro, nariz, unhas e feitas placas que foram levadas a estufa com a temperatura de 37 graus, e os treinados puderam constatar como ocorre o processo de multiplicação das bactérias quando o alimento é manipulado de forma incorreta. E contou com o apoio da Clind Barra. Foram abordados também aspectos sobre a legalização das agroindústrias, padronização dos produtos, embalagens e sobre os aspectos legais a serem considerados na agroindústria artesanal e congêneres.

Durante a capacitação foram desenvolvidas atividades de Metodologias Participativas que é ponto fundamental para que se tenha êxito nas atividades futuro propostas pelo grupo.
Cada curso teve a duração de 20 horas e foi ministrado e coordenado pela Economista Doméstica do ICAPER, Ercilia Bueno Lubana, que tem livro publicado sobre o tema. Ercilia tem pós graduação na área de qualidade e processamento de origem vegetal, processamento e controle de carne, leite, ovos e pescado, Metodologia de Ensino Superior e Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável - Agroecologia e também é professora de sócio - economia na área de agroindústrias e agregação do valor do curso de especialização realizado pelo ministério do desenvolvimento agrário, Universidade de Bekerley e Socla - sociedade latino americana de agroecologia, tendo bastante domínio sobre o assunto.

O ânimo dos participantes pode ser sentido na solenidade de encerramento do curso, hoje as 15 horas e contou com a presença da prefeita Norma Ayub , que disse ser o social o ponto forte de sua administração e viu que aquele grupo irá desempenhar com estes treinamentos suas atividades com muito êxito e terão todo apoio da sua administração. Também presente a solenidade o secretário municipal de agricultura José Mauro Salles que disse ser a Casa da Agricultura Familiar o ponto de apoio aqueles que estão iniciando, ou que já tem suas atividades ligadas a produção de alimentos no município, e em breve será inaugurada a unidade didática onde alem dos cursos de capacitação os produtores terão acesso ao maquinário ali disponível.

Também presentes a solenidade os secretários de obras, da saúde e da educação do município de Itapemirim, o chefe local do INCAPER - Marlon Dutra Degli Esposti, a equipe local do INCAPER e da Secretaria Municipal de Agricultura.

O encerramento ocorreu em clima de festa, pois se sentia o animo que os participantes sentiam ao seu e a vontade de ter novos conhecimentos ligados ao tema. Estes mesmos agora serão capacitados na parte técnica, nos processos de fabricação de vegetais e produtos de origem animal.

Esta iniciativa vem reforçar o quanto é importante as parcerias em prol da população de Itapemirim.

Apoio: Felipe Campos

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir