Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2008

Tremor foi o maior dos últimos dez anos, diz pesquisador
Terremoto na noite de terça-feira alcançou 5,2 graus na escala Richter. Último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998.
Tremor foi o maior dos últimos dez anos, diz pesquisador
Foto: Roosewelt Pinheiro/Ag. Brasil

O terremoto de 5,2 graus na escala Richter registrado na noite de terça-feira (22) foi o maior do país em dez anos. Segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998 na região de Porto dos Gaúchos (MT).

De acordo com Cristiano Chimpliganond, geólogo do observatório, o fenômeno ocorrido na terça é considerado moderado. "Este terremoto foi no fundo oceânico, caso tivesse ocorrido mais próximo da costa, talvez provocasse estragos maiores", afirma.

Cinco segundos
O tremor de terça-feira ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

Moradores de quatro estados sentiram o abalo: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Apesar do susto, não foram registrados grandes prejuízos.

O professor Lucas Vieira Barros, também da UnB, diz que é possível que outros tremores possam acontecer nos próximos dias. "Sempre que acontece um tremor de terra, é possível haver outros, que nós chamamos de pós-abalos. A gente espera que os que vão acontecer não tenham magnitude maior", afirma.

Apesar do susto, o professor diz que não há motivos para preocupação. "Em termos de Brasil, podemos dizer que tem uma magnitude expressiva, em relação aos outros que já aconteceram. Mas eu não vejo motivo de preocupação maior."

Tremor foi o maior dos últimos dez anos, diz pesquisador
Terremoto na noite de terça-feira alcançou 5,2 graus na escala Richter.
Último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir