Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-04-2008

Secretaria confirma 8 feridos em acidente de trem
Vítimas tiveram ferimentos leves e passam por exames. Colisão aconteceu durante manobra de um trem vazio e outro com passageiros
Secretaria confirma 8 feridos em acidente de trem
Foto: Reprodução

A Secretaria municipal de Saúde informou que o número de feridos no acidente com dois trens na Central do Brasil chega a oito. Mais cedo, tinham sido confirmadas cinco vítimas.

Segundo a Secretaria, todos tiveram ferimentos leves e passam por exames no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.

O acidente
Passageiros que estavam em composições que vinham atrás dos dois trens que colidiram às 9h18 desta sexta-feira a 500 metros da estação Central do Brasil foram orientados a saltar dos vagões e seguir a pé, pela linha do trem, até o destino final.

Eles tiveram que caminhar por cerca de 10 minutos. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e pelo presidente da SuperVia, Amin Alves Murad. A SuperVia é a concessionária responsável por administrar os trens urbanos no Rio.

Medida com segurança
Segundo Júlio Lopes, a medida foi tomada com total segurança e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ferroviária. "Se a forma não fosse segura, a SuperVia não orientaria para que as pessoas saltassem do trem. Certamente isso só foi feito dentro da segurança." O secretário informou ainda que o objetivo da medida era evitar que as pessoas chegassem atrasadas a seus compromissos.

De acordo com o presidente da SuperVia, entre as pessoas que estavam nas composições atrás dos trens que bateram havia uma mulher grávida, já em trabalho de parto. Mas o Corpo de Bombeiros desconhece a informação.

O objetivo agora é restabelecer o mais rapidamente possível o serviço de transportes de passageiros, parcialmente interrompido. Por enquanto, da Central só estão partindo trens para Japeri e Santa Cruz. Os demais ramais estão partindo de São Cristóvão.

Laudo
O laudo que vai indicar as causas do acidente deve ficar pronto em breve. Sabe-se que o problema foi causado durante a manobra de um trem vazio que bateu numa composição com oito vagões e cerca de 300 passageiros. A capacidade total do trem é de 2.400 pessoas.

A hipótese de descarrilamento foi descartada. Júlio Lopes garante que a colisão aconteceu na parte traseira, sem grandes prejuízos. "Não houve perda do espaço interno da cabine." E mais: "O sistema de trens é seguro."

Em agosto do ano passado, dois trens colidiram na estação de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na ocasião, a Secretaria estadual de Saúde informou que oito pessoas morreram e pelo menos 101 ficaram feridas no acidente.

Linha de catamará interditada
Não é só por terra que os passageiros estão tendo problemas esta semana. O tráfego de catamarãs na linha Rio-Charitas voltou a ser interditado na manhã desta sexta-feira por causa da condição do mar, que voltou a ficar agitado. Na quinta-feira (24), uma grande onda atingiu uma embarcação, ferindo diversos passageiros.

Sobre o incidente com o catamarã na quinta-feira (24), Lopes comentou que a culpa não foi da Barcas S/A. "Foi um problema da natureza, que providenciou uma onda alta."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir