Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-04-2008

Equador descarta suposto ataque das Farc
Militares da Col�mbia disseram que ataques foram feitos com cilindros-bomba
Equador descarta suposto ataque das Farc
Foto: http://www.martinezinvestigations.com

O Ex�rcito do Equador assegurou neste s�bado (26) que mant�m um controle total da fronteira com a Col�mbia e descartou supostos ataques das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc), contra militares colombianos, a partir de territ�rio equatoriano.

O general Fabi�n Narv�ez, chefe da IV Divis�o do Ex�rcito Amazonas, disse que unidades militares equatorianas se encontram na localidade fronteiri�a de Puerto Nuevo, a partir de onde supostamente as Farc atacaram tropas colombianas, segundo vers�es das autoridades desse pa�s.

"Descarto essa situa��o", disse Narv�ez, ap�s insistir que o Ex�rcito do Equador tem pleno controle na zona fronteiri�a.

Segundo fontes militares da Col�mbia, tropas foram supostamente atacadas pelas Farc, a partir do territ�rio equatoriano com cilindros-bomba, que feriram um soldado na localidade de Tetey�, vizinha da equatoriana de Puerto Nuevo.

De acordo com essa vers�o, as tropas colombianas foram atacadas quando prestavam assist�ncia a um grupo de engenheiros em atividades de prospec��o petrol�fera, em um ponto da selva do departamento de Putumayo, fronteiri�o com a prov�ncia equatoriana de Sucumb�os.

Narv�ez descartou que esse ataque tenha acontecido a partir do Equador e insistiu que unidades de sua divis�o controlam esse setor fronteiri�o e n�o registraram atividades do grupo irregular colombiano. "N�s estamos patrulhando o setor e estamos desde ontem em Puerto Nuevo, que � de onde sai a informa��o", precisou Narv�ez.

"Nossas tropas equatorianas est�o � frente e desde ontem escutamos disparos de armas autom�ticas, mas vindas do interior do territ�rio colombiano", destacou Narv�ez, ressaltando que a vigil�ncia e o controle da zona se realizam por ar, por terra e pelo rio que serve de divis�ria no local.



Comunicado
Tamb�m o departamento de imprensa da IV Divis�o de Ex�rcito Amazonas informou em comunicado que desde 13 de abril opera��es militares s�o desenvolvidas na fronteira com a Col�mbia. "As opera��es denominadas Cof�n II, Soberania V e Barquilla I, na fronteira norte, ao longo dos rios San Miguel e Putumayo, se concentram no controle de vias, patrulhas e blitz fluviais, al�m do reconhecimento terrestre nos setores do El Palmar e El Porvir. Essas a��es estiveram acompanhadas de reconhecimento a�reo com helic�pteros de ataque", precisou o texto oficial.

Al�m disso, afirmou que na "sexta-feira 25 de abril, enquanto unidades da IV Divis�o de Ex�rcito realizavam uma opera��o de controle de fronteiras, na �rea de Puerto Nuevo e Los Diamantes, escutaram que em territ�rio colombiano, em Tetey�, ocorreram detona��es e disparos de armas autom�ticas".

Equador descarta suposto ataque das Farc. Militares da Col�mbia disseram que ataques foram feitos com cilindros-bomba.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir