Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-04-2008

Combate e Prevenção à Hipertensão em Itapemirim
Antes de iniciar a caminhada os pacientes receberam orientação médica, aferição da pressão arterial e uma sessão de alongamento muscular
Combate e Prevenção à Hipertensão em Itapemirim
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

A Secretaria de Saúde do Município de Itapemirim promoveu na manhã desta sexta-feira (25), a 1ª Caminhada de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. O objetivo do evento é incentivar à atividade física e orientar os cidadãos sobre os cuidados necessários para controlar a doença. Os grupos de pacientes hipertensos foram devidamente acompanhados pela equipe de profissionais da secretaria.

Antes de iniciar a caminhada os pacientes receberam orientação médica, aferição da pressão arterial e uma sessão de alongamento muscular. O percurso foi realizado em trechos da sede do Município, acompanhado pela ambulância municipal, médico, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. Após a atividade física, a pressão arterial dos pacientes foi novamente avaliada para registro médico.

"A vida sedentária é comprovadamente um fator de risco. A pessoa bem preparada fisicamente, que faz exercícios regulares, tem menor chance de apresentar problemas de coração e pressão alta. A hipertensão não é motivo para se ficar parado, ao contrário, o exercício vai auxiliar a controlar a pressão arterial. Se permanecer alta ou descontrolada, a pressão poderá provocar problemas bastante sérios, como doenças do coração, infarto, perda da visão, paralisação dos rins e derrame, todos com graves conseqüências e de tratamento mais difícil", relatou o médico do PSF de Itaipava, Plínio Lourosa.

O Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cordeiro, ressaltou que o objetivo da Caminhada é combater a ociosidade comum nos hipertensos e, demonstrar justamente que a administração municipal preocupa-se, não somente o tratamento imediato, mas também com a eficiência do tratamento contínuo.

Para a dona de casa, Deneova do Nascimento Serafim, 51 anos, a caminhada estimula o exercício físico, auxilia no tratamento à base de medicamentos, resgata a auto-estima e o convívio social. "Fui orientada pelo médico do PSF da minha localidade sobre a importância da atividade física no tratamento da hipertensão. Pretendo continuar participando desse encontro de caminhada, pois estou me sentindo muito bem", concluiu.

Aline Machado

    Fonte: Aline Machado
Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir