Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-04-2008

Nadal supera Federer e é tetra em Mônaco
Número 2 do mundo e o primeiro da Era Aberta a vencer o torneio quatro vezes seguidas
Nadal supera Federer e é tetra em Mônaco
Foto: Agência

Rafael Nadal voltou a superar Roger Federer, desta vez por 2 sets a 0 (7/5 e 7/5), na final do Masters Series de Monte Carlo e se tornou, neste domingo, o primeiro tenista da Era Aberta (a partir de 1968) a conquistar o título do torneio por quatro anos consecutivos. O espanhol, atual número 2 do mundo, repete o feito do neozelandês Anthony Wilding, campeão em Mônaco de 1911 a 1914.

Foi a terceira vez seguida que Federer e Nadal decidiram o evento em Monte Carlo. Em 2006, com a final jogada em melhor de cinco sets, Nadal venceu por 3 a 1 (6/2, 6/7, 6/3 e 7/6). Ano passado, o número 2 do mundo venceu a melhor de três por 6/4 e 6/4. A partida deste domingo marcou também a nona vitória do espanhol em 15 duelos com o suíço. Em 2005, o argentino Guillermo Coria foi a vítima na final: 6/3, 6/1, 0/6 e 7/5.

O título em Monte Carlo é o 24º da carreira do espanhol, que continua quase imbatível em quadras de saibro. Na terra batida, ele venceu 97 das últimas 98 partidas que disputou e conquistou 19 de seus 24 troféus. Agora Nadal vai atrás da conquista de outro tetracampeonato, no ATP de Barcelona, nesta semana.

Rafael Nadal venceu 97 das últimas 98 partidas que disputou no saibro

A partida
Nadal começou o jogo mais agressivo do que de costume, e a estratégia custou caro: o espanhol cometeu três erros não forçados e teve seu serviço quebrado logo no primeiro game. O espanhol rapidamente voltou a usar sua estratégia costumeira contra o suíço, e passou a jogar quase sempre no backhand (esquerda) de Federer. No game seguinte, foi a vez do número 1 cometer três erros e perder seu saque.

A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado, como normalmente são os duelos entre os dois. Só no sétimo game o espanhol voltou a ter seu serviço quebrado. Federer tomou uma postura mais agressiva, forçou erros do adversário e, com um lob para fora de Nadal, venceu o game e abriu 4/3.

O suíço, porém, vacilou e cometeu dois erros bobos logo no início do game seguinte. Nadal viu a chance e, graças a uma passada que tocou na fita e tirou Federer da jogada, devolveu a quebra. O espanhol se desculpou pelo lance de sorte, mas comemorou muito a igualdade no set (4/4).

Nadal continuava buscando alongar as trocas de bola, sempre jogando no backhand do rival. Federer, por sua vez, atacava sempre que possível e subia à rede toda vez que tinha chance. A tática do espanhol prevaleceu nos momentos decisivos do primeiro set. No 12º game, Nadal conseguiu um smash vencedor, uma passada e forçou um erro de Federer, conquistando dois set points. Logo na primeira chance, com Federer na rede, Nadal conseguiu uma incrível passada cruzada de slice e fechou a parcial.

Nadal consegue virada espetacular no segundo set
Empurrado pelos vários torcedores suíços, Federer voltou arrasador para o segunto set. Sacando bem, subindo à rede com eficiência e errando menos, conseguiu duas quebras de saque consecutivas e abriu 4/0. A parcial já parecia decidida, mas Nadal começou uma fantástica reação no quinto game. O número 2 confirmou seu serviço e, logo em seguida, jogou bem e devolveu uma das quebras.

A maré mudou a favor do espanhol. Tomando o controle dos pontos e atacando sempre o backhand de Federer, o espanhol venceu o sétimo game e o oitavo games, este no saque do rival, sem perder um ponto sequer, e igualou novamente a parcial (4/4). Na seqüência, Nadal conquistou 11 pontos consecutivos.

Mais embalado do que nunca, o número 2 confirmou seu saque e abriu 5/4. Só no décimo game Federer conseguiu reagir. Com dois voleios excelentes, venceu com seu serviço e se manteve no jogo (5/5). Dois games depois, no entanto, o líder do ranking bobeou. Perdeu dois game points para forçar o tie-break e, com um erro não forçado, cedeu um match point ao espanhol. Logo no ponto seguinte, outra falha do suíço deu o título a Nadal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir