Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-04-2008

Ataque israelense mata 6 palestinos na Faixa de Gaza
Quatro das v�timas eram crian�as irm�s. Israel anunciou que investigar� o "incidente tr�gico".
Ataque israelense mata 6 palestinos na Faixa de Gaza
Foto: Menahem Kahana/AFP

Pelo menos seis pessoas -sendo quatro crian�as- morreram nesta segunda-feira (28) no norte da Faixa de Gaza em um ataque do Ex�rcito israelense. Regi�o de Beit Hanun, a �rea atingida, � onde grupos armados palestinos se preparam para viajar ao Cairo para discutir uma tr�gua com Israel.

Os quatro irm�os - Mussab Abu Maateq, de 1 ano, Hana Abu Maateq, de 3 anos, Rudeina Abu Maateq, de 4 anos, e Saleh Abu Maateq, de 5 anos - morreram na explos�o de uma bomba em sua casa, segundo fontes do servi�o de emerg�ncia do hospital Kamal Adwan, de Beit Lahya.

A m�e das crian�as, Miassar Abu Maateq, de 40 anos, gravemente ferida no ataque, faleceu no hospital. A sexta v�tima � um combatente da Jihad Isl�mica.

Confrontos
Os servi�os de seguran�a palestinos registraram confrontos entre membros da Jihad Isl�mica e o Ex�rcito hebreu na �rea de Beit Hanun, perto da fronteira entre o norte da Faixa de Gaza e Israel.

Segundo o pai das quatro crian�as, os filhos estavam tomando caf� da manh� com a m�e em casa quando o obus explodiu contra a porta de entrada.

"Sa� de casa um momento para buscar um de meus filhos e ouvi o barulho da explos�o", declarou � ag�ncia de not�cias France Presse Ahmed Abu Maateq, de 70 anos. "Minha mulher e meus filhos estavam tomando caf� da manh�. Quando voltei encontrei apenas os corpos".

O governo de Israel anunciou que investigar� o "incidente tr�gico". "O Hamas opera em zonas civis. Em situa��es de combates entre o Ex�rcito israelense e os terroristas do Hamas fazemos todo o poss�vel para evitar que civis inocentes se encontrem entre os disparos", disse o porta-voz do governo, Mark Regev.

Em um comunicado, o Hamas, que controla Gaza desde junho de 2007, pede a seu bra�o armado e a outros grupos que "respondam a este crime e sigam se preparando para o enfrentamento e a defesa do povo palestino".
Em resposta, a Jihad Isl�mica e o Hamas reivindicaram disparos de foguetes contra Israel. Pelo menos 13 proj�teis foram lan�ados contra Israel.

O primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh, condenou em um comunicado "o massacre que revela a verdadeira face do ocupante israelense criminoso e suas constantes tentativas de destruir os esfor�os regionais e internacionales para terminar com o bloqueio e cessar os ataques".

Haniyeh fazia refer�ncia aos atuais esfor�os eg�pcios para obter um acordo de tr�gua entre o Hamas e Israel.

V�rios representantes de grupos palestinos viajar�o ao Cairo para discutir com as autoridades eg�pcias uma proposta de Hamas para "aplacar" a situa��o, em troca de uma abertura das passagens de fronteira na Faixa Gaza, do fim das opera��es israelenses e da liberta��o dos prisioneiros.

O movimento radical Hamas prop�s uma tr�gua de seis meses que come�aria em Gaza e depois se estenderia a Cisjord�nia.

Israel n�o deu cr�dito � proposta, enquanto a situa��o humanit�ria em Gaza se agrava em conseq��ncia da interrup��o da distribui��o de ajuda da ONU por falta de combust�vel.

Ataque israelense mata 6 palestinos na Faixa de Gaza
Quatro das v�timas eram crian�as irm�s.
Israel anunciou que investigar� o "incidente tr�gico".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir