Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo
Fruta aumenta prote��o contra raios ultra-violeta e pode retardar envelhecimento.
Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo
Foto: www.g1.com.br

Uma pesquisa conduzida por especialistas brit�nicos sugere que duas refei��es di�rias � base de tomate podem ajudar na preven��o contra os efeitos mal�ficos do sol.

Os cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle fizeram uma experi�ncia com dez volunt�rios que, durante tr�s meses, consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite.

Outros dez participantes tomaram apenas as 10 gramas de azeite.

Ao fim dos tr�s meses, os especialistas brit�nicos fizeram exames de pele nos participantes e perceberam que os que haviam comido a massa de tomate tiveram a prote��o contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, al�m de maiores n�veis de procol�geno.

O procol�geno � uma mol�cula que d� estrutura � pele e a mant�m firme, ajudando na preven��o contra rugas.

"A dieta � base de tomate aumentou o n�vel de procol�geno na pele significantemente, podendo retardar o envelhecimento da pele", disse a professora Lesley Rhodes, dermatologista na Universidade de Manchester.

"E nem � preciso comer muito da fruta. A quantidade administrada aos volunt�rios � equivalente � encontrada em algumas refei��es � base de tomate", disse a pesquisadora.

O estudo, apresentado na Sociedade Brit�nica de Dermatologia Investigativa, acredita que o antioxidante licopeno - que d� a cor avermelhada ao tomate - esteja por tr�s das propriedades ben�ficas da fruta.

Este componente, encontrado em grande concentra��o quando o tomate � cozido, tamb�m � conhecido por seus benef�cios contra o c�ncer de pr�stata.

Os especialistas advertiram que a prote��o oferecida pelo tomate contra os raios ultra-violeta deve ser encarada como uma "ferramenta a mais" contra os efeitos do sol e n�o como um substituto do protetor solar.

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo
Fruta aumenta prote��o contra raios ultra-violeta e pode retardar envelhecimento.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir