Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Obama e Hillary tecnicamente empatados para as primárias
A pré-candidata democrata Hillary Clinton discursa em pequeno palanque montado em Princeton, no fim da noite de terça-feira
Obama e Hillary tecnicamente empatados para as primárias
Foto: Elise Amendola / AP

Os pré-candidatos democratas à Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton, estão praticamente empatados para as primárias de Indiana (norte), na próxima terça-feira, indica uma pesquisa publicada hoje.

O senador por Illinois obteria 47% dos votos, contra 45% que seriam dados a Hillary. Levando em consideração a margem de erro de mais ou menos 4,1 pontos, pode-se dizer que os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Segundo a sondagem, realizada pelo instituto Howey-Gauge, 8% dos eleitores se declaram indecisos.

As primárias de Indiana estão previstas para o dia 6 de maio, mesmo dia em que acontecerá as da Carolina do Norte (sudeste).

Obama parte claramente como favorito na Carolina do Norte. No entanto, após a vitória da ex-primeira-dama na Pensilvania, há oito dias, ele precisa vencer também em Indiana se quiser convencer os "superdelegados" indecisos de que ainda pode ganhar nos estados com forte presença de trabalhadores.

A primária será aberta a todos os eleitores e não apenas a membros do Partido Democrata. Segundo Holly Davis, condutor da pesquisa, são os eleitores independentes e republicanos que determinarão quem vencerá a disputa democrata.

O estado de Indiana, que votou em George W. Bush em 2000 e 2004, é considerado um sólido bastião republicano.

A pesquisa ouviu 600 pessoas nos dias 23 e 24 de abril.

Obama e Hillary tecnicamente empatados para as primárias de Indiana


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir