Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Chanceler espanhol visita o Brasil
O chanceler do Brasil, Celso Amorim, e o da Espanha, Miguel �ngel Moratinos, durante entrevista coletiva no Pal�cio do Itamaraty
Chanceler espanhol visita o Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag�ncia Brasil

Bras�lia, 29 abr (EFE).- A crise migrat�ria entre Brasil e Espanha � "p�gina virada" e as afinidades entre ambos os pa�ses "continuam", afirmaram hoje o chanceler Celso Amorim e o ministro de Assuntos Exteriores do Governo espanhol, Miguel �ngel Moratinos.

"Essa minicrise, esse mal-entendido, est� amplamente superado", declarou Moratinos em coletiva de imprensa junto a Amorim, e com a qual concluiu sua visita de 24 horas ao Brasil, �ltima escala da viagem que come�ou no Haiti e o levou tamb�m � Argentina e ao Peru.

"As rela��es entre os pa�ses s�o um grande livro. Essa era uma p�gina e est� virada", disse Amorim, que comentou ainda que as afinidades entre ambos os pa�ses "continuam".

Amorim assegurou tamb�m estar "satisfeito" pelo fato de que as medidas tomadas por Brasil e Espanha para impedir "injusti�as" e "abusos" nos processos de n�o admiss�o de cidad�os de um e outro pa�s "est�o funcionando".

Em fevereiro �ltimo, o Brasil expressou mal-estar pelo elevado n�mero de cidad�os brasileiros recha�ados na Espanha e endureceu seus controles de fluxo migrat�rio, n�o admitindo, em contrapartida, cerca de 30 espanh�is em quest�o de duas semanas.

Em 1� de abril, ambos os Governos decidiram adotar diversas medidas para ajustar os controles e, desde ent�o, a "m�dia de vinte brasileiros" recha�ados a cada dia na Espanha caiu para "quatro ou cinco", de acordo com Amorim.

Ambos os ministros destacaram hoje a "intensidade" e a "excel�ncia" das rela��es pol�ticas, econ�micas e de coopera��o entre ambos os pa�ses, e que, segundo Moratinos, ser�o ainda mais refor�adas com uma visita que o presidente do Governo espanhol, Jos� Luis Rodr�guez Zapatero, far� ao Brasil no pr�ximo dia 15.

Zapatero participar� nesse dia um caf� da manh� com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva, e depois seguir� rumo a Lima, para assistir � C�pula Am�rica Latina-Uni�o Europ�ia (UE).

Essa c�pula foi um dos assuntos discutidos hoje por Moratinos e Amorim, que coincidiram em afirmar que um dos assuntos fundamentais do encontro dever� ser o fen�meno das migra��es.

Moratinos considerou a c�pula "um bom momento para fixar uma posi��o de co-responsabilidade" em torno das imigra��es e para buscar f�rmulas que garantam que o fen�meno "beneficie" tanto pa�ses emissores como receptores.

Tamb�m afirmaram que Brasil e Espanha pedir�o nessa c�pula que o Haiti "seja tratado como uma prioridade", a fim de que os processos de ajuda para a na��o centro-americana fluam mais e se dirijam a fomentar seu desenvolvimento.

Os ministros tamb�m abordaram as "excepcionais" rela��es econ�micas bilaterais e avaliaram o forte investimento espanhol no Brasil.

Segundo nota do Itamaraty, a Espanha � um dos tr�s maiores investidores diretos no Brasil, atr�s dos Estados Unidos e dos Pa�ses Baixos, com estoque de investimentos superior a US$ 20 bilh�es.

Moratinos explicou que na reuni�o de que participou hoje com diretores de empresas espanholas que operam no Brasil, constatou que "existe uma satisfa��o plena" por parte deles e afirmou que "agora � preciso trabalhar" para que o investimento brasileiro na Espanha seja igual ou maior.

Outro assunto inclu�do nas conversas foram as estagnadas negocia��es para um Tratado de Livre-Com�rcio (TLC) entre a UE e o Mercosul.

"Existe interesse na retomada esse di�logo", disse Amorim, sobre um processo que ambos os blocos condicionaram aos resultados da Rodada de Doha, sobre a liberaliza��o do com�rcio mundial.

Os ministros definiram ainda que buscar�o f�rmulas para afinar a coopera��o bilateral com terceiros e disseram que o pr�ximo alvo desse trabalho conjunto ser� a �frica.

Moratinos aproveitou a oportunidade para apoiar o etanol que o Brasil produz com cana-de-a��car. Biocombust�veis t�m sido responsabilizados pela alta de pre�os global dos alimentos.

"A pol�tica de biocombust�veis do Brasil conta com todo o apoio da Espanha. � um etanol bom", declarou Moratinos.

Por problema de agenda, Moratinos n�o conseguiu se reunir hoje com Lula, como tinha previsto, e ap�s a coletiva de imprensa com Amorim empreendeu retorno � Espanha.

Brasil e Espanha asseguram que crise migrat�ria � "p�gina virada"

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir