Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Projeto Catadores de Esperança
A parceria entre o terceiro setor, petrobras e prefeitura municipal já deu início a coleta seletiva de Marataízes
Projeto Catadores de Esperança
Foto: José Rubens Brumana

TERCEIRO SETOR OPERA COLETA SELETIVA EM MARATAIZES

A parceria entre o terceiro setor, petrobras e prefeitura municipal já deu início a coleta seletiva de Marataízes, com início no bairro cidade nova.

A coordenação dos trabalhos está com a estudante de biologia Wanderleia Carvalho Campos, que se diz: "entusiasmada em participar junto da população e promover essa limpeza em favor de um meio ambiente equilibrado".

O projeto prevê a construção de um galpão de 320m² coberto e a obra já esta com cerca de 60 % da obra realizada, prevendo-se a inauguração oficial em final de maio, do ano em curso.

Após, serão adquiridos os equipamentos de pesagem e prensagem, além de equipamentos e carrinhos para os recicladores.

Também estará na rua a campanha de comunicação do projeto, com a distribuição de folders, identificação dos parceiros com adesivos.

O projeto pretende melhorar a renda dos recicladores, pois a venda dos reciclados será feita diretamente aos grandes compradores e não mais para os intermediários, agregando valor ao produto.

Também importa-se com a mudança de hábitos e costumes da população que vem sendo convidada a separar o lixo seco do úmido e desta forma contribuir para a destinação correta do lixo e favorecendo a depuração do meio ambiente.

O ambientalista – Luciano Sansão Teixeira destaca a importância do projeto em valorizar o cidadão coletor de materiais recicláveis, dizendo a população visitada que o que para "você é lixo para nós e luxo".

Na realidade completa o ambientalista: "a profissão de um médico ou de um reciclador tem a mesma importância para a população", onde o médico cura as doenças instaladas, mas os recicladores evitam a instalação das doenças de toda a diversidade que estão associadas as más condições de higiene, quando não há uma boa coleta de lixo.

O projeto, em época de epidemia de dengue, vem também contribuir, significativamente, ao combate dessa enfermidade, a qual vem trazendo malefícios a toda a população, contribuindo para a diminuição das probabilidades de reprodução do mosquito.

Enfim são inúmeras as vantagens de você cidadão participar desse projeto e contribuir efetivamente dessa limpeza ambiental e ajudar a dar cidadania aos nossos ilustres catadores de reciclados, portanto participe.

Para maiores informações disponibilizamos os contatos com os telefones: (28) 9883–9803 (Wanderleia) e 8115-2587 (Luciano Sansão).

    Fonte: www.maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir