Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-05-2008

BRASIL SEM HOMOFOBIA
O segmento GLBT do Espírito Santo vai participar em Brasília da primeira Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais
BRASIL SEM HOMOFOBIA

BRASIL SEM HOMOFOBIA – GLBT’s lutam
por seus Direitos Humanos em Brasília

O segmento GLBT do Espírito Santo vai participar em Brasília da primeira Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais nos dias 6, 7 e 8 de junho, evento este convocado por Decreto Presidencial de 28 de novembro de 2007 e que será coordenada pela Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.

O sul capixaba terá representatividade significativa no Distrito Federal, vez que participarão do evento a assistente social de Itapemirim, Daniela Possas, o ator Marcelo Soncim, de Cachoeiro de Itapemirim e o pedagogo Diego Portinho, de Vargem Alta. Ao todo 16 delegados representarão o Espírito Santo em Brasília, sendo dez da sociedade civil e seis do poder público.

Os delegados - representantes da sociedade civil e do poder público – foram definidos em conferência estadual que aconteceu em Vitória nos dias 26 e 27 próximos passados organizadas por comissões que integram o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, universidades públicas, poder executivo, poder legislativo e membros dos movimentos GLBT.

O encontro de Brasília tem por objetivo principal propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT, ao mesmo tempo em que pretende avaliar e propor estratégias para fortalecer o Brasil Sem Homofobia - programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual.

Ao comemorar 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Presidente da República, Luis Ignácio Lula da Silva, reafirma com o Decreto Presidencial, seu compromisso em tratar a questão dos direitos humanos como uma política de Estado. É a primeira vez na história do Brasil que se realiza um encontro que reunirá diversos segmentos de todo o país para uma troca de informações e experiências destinadas à articulação e ao desenvolvimento de estratégias visando combater a discriminação e a violência contra a comunidade GLTB.

Ações como esta já sensibilizou diversos órgãos, como o Ministério da Cultura, por exemplo, que por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, começou a desenvolver o projeto Cultura GLTB, em 2004, com o qual apóia as Paradas e diversas manifestações culturais do gênero. O Edital de Apoio à Cultura GLTB 2006 selecionou 63 projetos, sendo que, desse total, 43 foram de Paradas e 20 de outros segmentos artísticos e culturais.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir