Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Jongo de Itapemirim comemora Dia da Abolição da Escravatura
A equipe itapemirinense foi a principal atração e deu um verdadeiro show de arte e cultura, contagiando a todos os presentes
Jongo de Itapemirim comemora Dia da Abolição da Escravatura
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

O Grupo de Jongo "Mestre Bento" e comunidade quilombola da localidade de Graúna, em Itapemirim, comemoraram em Monte Alegre, neste último dia 13 os 120 anos da Abolição da Escravatura. A equipe itapemirinense foi a principal atração e deu um verdadeiro show de arte e cultura, contagiando a todos os presentes.

Ao som de tambores e em redor da fogueira, homens, mulheres e crianças acompanharam a alegria dos jongueiros com palmas e muita dança. O jongo é uma dança de origem afro-brasileira do mesmo tronco do batuque, ambos ancestrais do samba e do pagode. Formou-se nas terras por onde foi cultivado o café. No estado montanhês, o jongo é conhecido por "caxambu", aliás denominação dada também ao instrumento fundamental dessa dança.

O Grupo de Jongo Mestre Bento também se apresentará no dia 08 de junho no Município de Rio Novo do Sul, em 27 de junho, na 56ª Festa de Santo Antônio e na 13ª Festa da Gamboa, em Itaipava.

Integrantes do jongo de Itapemirim também participarão do Pontal da Cultura do Jongo/Caxambu nos dias 29, 30 e 31 de maio e 01 de junho, no Rio de Janeiro, projeto para a salvaguarda deste patrimônio imaterial do Brasil, elevando Itapemirim a nível nacional, inserindo essa manifestação cultural no Iphan.

José Geraldo Oliveira

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir