Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Bispo Diocesano Discute Problemas Sociais
Marata�zes recebeu neste �ltimo final de semana o Bispo Diocesano, Dom C�lio de Oliveira Goulart, durante uma visita pastoral
Bispo Diocesano Discute Problemas Sociais
Foto: Gleice Campos � Jornal �O Litoral�

Marata�zes recebeu neste �ltimo final de semana o Bispo Diocesano, Dom C�lio de Oliveira Goulart, durante uma visita pastoral.

Dom C�lio foi recebido, com alegria, pelas comunidades da Par�quia Sant�ssima Trindade, na manh� de quinta-feita (17), na Matriz Nossa Senhora da Penha. Em seguida, reuniu-se com as principais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judici�rio, al�m da imprensa e sociedade civil organizada, para discutir os principais problemas enfrentados no munic�pio.

Dentre v�rios assuntos abordados, drogas e prostitui��o infantil ganharam �nfase na reuni�o. Dom C�lio conheceu a realidade desses submundos atrav�s do Delegado de Marata�zes, Dr. Edson, que apontou as drogas como o "tumor" da sociedade e que o munic�pio necessita urgente de a��es preventivas. Sobre a prostitui��o infantil, Dra. Val�ria, promotora do Minist�rio P�blico, disse conviver, freq�entemente, com esses casos e que a maior dificuldade �, por n�o haver no munic�pio um local apropriado para encaminhar essas adolescentes. Disse ainda, que o problema � o reflexo de uma fam�lia desestruturada, por isso, al�m dessas meninas a fam�lia tamb�m necessita de aten��o.
Outro alerta dado pela Dra. Val�ria foi o fato de que, enquanto os pol�ticos de Marata�zes estiverem preocu-pados em benef�cios pr�prios os problemas sociais ficar�o cada vez mais agravantes. A pol�tica deve trabalhar em favor da popula��o, pois s�o pagos com o dinheiro p�blico.

Avaliando esse primeiro encontro, Dom C�lio mostrou-se satisfeito com o interesse das autoridades em participar desse importante momento e colocou a Igreja Cat�lica � disposi��o para combater os problemas abor-dados. Sobre as drogas, mencio-nou o projeto desenvolvido pela igreja, a Fazenda da Esperan�a, voltada para a recupera��o de dependentes qu�micos.

Em companhia do p�roco de Marata�zes, Pe. Evaldo Pra�a, Dom C�lio sugeriu que novos encontros possam ser realizados no munic�pio, devido a gravidade dos problemas apresentados.

Durante sua visita pastoral o Bispo Diocesano esteve pastoreando todas as 26 comu-nidades da Par�quia, em comunh�o com os fi�is. O encerramento, desse importante momento, aconteceu no domingo (20) com a celebra��o da Santa Missa, na comunidade Sant�ssima Trindade.

� a primeira vez que um Bispo, uma importante auto-ridade da Igreja Cat�lica, coloca-se t�o acess�vel � popula��o e aos problemas da sociedade do munic�pio de Marata�zes. Dom C�lio mostrou-se preocupado e interessado em aproximar e inserir a Igreja na busca de a��es que ajudem a combater essas "doen�as" da sociedade. Reuni�es como esta devem avan�ar, pois os problemas sociais n�o s�o novidades e o que fazer, todos sabemos. A responsabilidade � das autoridades, pois eles conhecem os meios corretos, mas � uma causa de todos os cidad�os que, organizados, fortalecem essas autoridades.
Em outubro haver� uma nova reuni�o com as autoridades de Marata�zes, m�s em que o Bispo Dom C�lio estar� em visita pastoral na Par�quia Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, realizando o mesmo trabalho feito em Marata�zes.

Gleice Campos � Jornal "O Litoral"

    Fonte: Gleice Campos � Jornal �O Litoral�
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir