Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2006

Catadores de Sururu
Sururu, também conhecido como mexilhão, essa iguaria do mar é muito apreciado e usado no prato típico da culinária do Estado.
Catadores de Sururu
Maratimba.com

Sururu, também conhecido como mexilhão, essa iguaria do mar é muito apreciado e usado no prato típico da culinária do Estado. A torta capixaba.

É muito usado como tira-gosto nos bares e quiosques do litoral. A sua retirada acontece durante a vigência das luas cheia e nova. Em Itapemirim pode ser encontrado na Praia da Gamboa, no local acontece uma particularidade: são as mulheres que extraem o marisco, para complementam a renda familiar.

Todas as cerca de 15 mulheres são esposas de pescadores. Em Marataízes o local de maior abundância do marisco é na Ilha dos Ovos, que se localiza em frente a foz do rio Itapemirim. E seu prato pode ser encontrado por R$ 3,00 reais.

Um dos mais antigos tiradores do marisco, Paulo Sérgio Marvila, morador do balneário da Barra, já faz essa pratica a 17 anos, é auxiliado por 5 pessoas da família que o ajuda a "debulhar" o sururu, que logo que chega é colocado dentro de um tonel com água e fervida.

Protegido por uma concha com a fervura ele se abre, onde é retirado o marisco. O dia começa cedo para o pescador Paulo Sérgio, de barco faz o percurso ate a ilha em 40 minutos em barco a remo, informa que nas luas propícias a extração (Nova e Cheia), trabalha seis dias. "A maré nessas luas ficam baixas, já na minguante e crescente o "mar se alvoroça".

Denuncia ainda que muita gente retira o marisco ainda fora do ponto prejudicando assim o seu ciclo natural, diz que tem diminuído muito."

Antigamente retirava 10 sacos brincando, hoje para conseguir seis sacos é quase que impossível, propõem uma maior fiscalização dos órgãos competentes. O pescador da a receita principal do sururu: "Dizem que o seu caldo é afrodisíaco, muita gente compra para melhorar a sua potencia sexual

Vale lembrar que a retirada do sururu esta proibida do dia 01/01 até o dia 28/02. Portaria nº 09-N de 20/03/2003 - IBAMA.
Valeu pela observação Tonny


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir