Categoria Religião  Noticia Atualizada em 17-11-2008

Nova Paróquia é instalada no Sul do Estado do Espírito Santo
Para a Diocese de Cachoeiro, esse é um motivo especial de festa, uma vez que celebra seu Jubileu de Ouro.
Nova Paróquia é instalada no Sul do Estado do Espírito Santo
Pe. Rogério Guimarães. (Foto: Ramon Barros)

A Quase-Paróquia da Sagrada Família foi criada no dia 10 de novembro de 2006, tendo como responsável o Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha. A partir de então deu-se início ao processo de consolidação de uma nova paróquia, com a articulação das pastorais e movimentos das 18 comunidades que a compõem, focando a unidade e a comunhão. Outro desafio era a construção da Casa Paroquial (residência do Pároco), agora em fase de acabamento.

Foram dois anos de grandes desafios e conquistas para todos, padre e fiéis, que agora podem ser celebrados com a instalação da paróquia no dia 23 de novembro de 2008, às 09 horas, no Ginásio do Distrito de Soturno, Cachoeiro de Itapemirim-ES, com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, concelebrada pelo pároco e demais padres presentes, bem como com a participação de vários fiéis das comunidades que compõem a nova paróquia e das paróquias vizinhas.

Para a Diocese de Cachoeiro, esse é um motivo especial de festa, uma vez que celebra seu Jubileu de Ouro.

Na ocasião, Dom Célio dará posse do ofício de pároco ao Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha. Segundo o Código de Direito Canônico (cân. 515), "paróquia é uma determinada comunidade de fiéis (rede de comunidades), constituída estavelmente na Igreja Particular (diocese), e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano".

Dois eventos, há dois anos consecutivos, marcam a celebração da unidade na nova Paróquia da Sagrada Família: a Festa da Família, que coincide com a Semana Nacional da Família em agosto, e a visita das comunidades umas às outras, numa celebração dominical no mês de outubro, dedicado às missões.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir