Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-02-2009

Ministro Japonês Renuncia
O ministro das Finanças do Japão, Shoichi Nakagawa, durante a entrevista com o presidente do BC do país.
Ministro Japonês Renuncia
Foto: AP

O ministro de Finanças do Japão, Shoichi Nakagawa, anunciou sua renúncia ao cargo nesta terça-feira (17), após suspeitas de que teria comparecido alcoolizado a uma entrevista coletiva na reunião do G7 no fim de semana.

Nakagawa afirmou que deixará o cargo assim que a Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovar o orçamento do governo para o próximo ano fiscal.

Na véspera, Nakagawa havia negado que estava bêbado, mas a oposição exigiu sua demissão.

Pouco após o anúncio da renúncia, o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, nomeou o ministro de Economia, Kaoru Yosano, como ministro de Finanças.

"Considerando que estamos no meio da discussão sobre o orçamento, o ministro de Economia Yosano vai assumir o trabalho do ministro para finanças, assim como de serviços financeiros", disse Aso aos jornalistas.
Dificuldades

Durante a entrevista coletiva, ao lado do presidente do Banco do Japão, Masaaki Shirakawa, a fala de Nakagawa parecia lenta. Em um dado momento, o ministro, de cabeça baixa e olhos fechados, respondeu uma pergunta que havia sido feita para o presidente do banco central japonês e não para ele.

"Divulgamos algo assim como uma declaração...", conseguiu articular o ministro. "As taxas de juros, eh, fixadas pelo Banco do Japão vão de zero a 0,25% e estão muito baixas..." prosseguiu. A taxa de juros do BoJ está na realidade em 0,1%.

Os canais de televisão nipônicos exibiram reiteradamente as imagens de Nakagawa, conhecido por apreciar a bebida, respondendo com dificuldades à imprensa no sábado à noite, com o olhar perdido e até dormindo em alguns momentos.

Demissão

Aliado próximo de Aso, Nakagawa, de 55 anos, disse que tomou apenas um gole de vinho durante o almoço que aconteceu antes da entrevista coletiva, que se seguiu ao encontro dos ministros de finanças dos sete países mais desenvolvidos (G7), em Roma.

Mas ele disse que tomara uma grande quantidade de remédios para gripe, o que pode ter afetado sua performance. "Honestamente, os medicamentos foram muito fortes", afirmou, antes de negar com veemência ter ingerido bebidas durante a reunião ministerial do G7 celebrada em Roma.

"Eu gostaria de pedir desculpas mais uma vez por ter causado tanto incômodo por causa da coletiva de imprensa depois do G7, em Roma", disse ele a repórteres em Tóquio nesta terça-feira.

"Eu fui ao hospital na noite passada e nesta manhã e recebi o diagnóstico de que estou com resfriado e fadiga. Eu farei o meu melhor para cumprir minhas tarefas nos dias que me restam (no cargo)", afirmou. Nakagawa também negou alegações de que ele bebe regularmente.

Com informações da BBC, Reuters e France Presse

Após suspeitas de que estava bêbado, ministro japonês renuncia.
Em entrevista, Shoichi Nakagawa respondeu a perguntas com dificuldade.
Ministro disse ter tomado medicamentos contra a gripe.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir