Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-02-2009

Brasil perde quase 800 mil empregos nos últimos três meses
Dados do Caged de janeiro foram divulgados nesta quinta-feira.
Brasil perde quase 800 mil empregos nos últimos três meses
Foto: http://jornale.com.br

Alexandro Martello

Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta quinta-feira (19), revelam que houve fechamento de que 797,5 mil postos de trabalho com carteira assinada entre os meses de novembro de 2008 e janeiro deste ano.

O resultado começou a ficar negativo em novembro do ano passado, com a perda de 40,8 mil vagas formais de emprego, mais 654 mil em dezembro (o pior resultado de toda a história) e, no mês passado, conforme divulgou nesta quinta-feira o Ministério do Trabalho, outras 101,7 mil vagas foram fechadas - o pior resultado para meses de janeiro.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta quinta-feira que o mês de fevereiro também poderá registrar fechamento de vagas. Segundo ele, uma recuperação maior do mercado de trabalho deverá ser registrada somente de março em diante.

O fechamento de vagas no Brasil coincide com o agravamento da crise financeira internacional, que se tornou mais aguda de meados de setembro em diante, com o anúncio de concordata do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers.

O primeiro impacto da crise na economia brasileira se deu no crédito, que se tornou mais escasso e caro. Em seguida, as expectativas dos empresários, e da população, começaram a piorar e houve reflexo na demanda por produtos e serviços, com forte queda do nível de atividade da indústria no último trimestre de 2008.

Por consequência, começaram as demissões, não só pelo Brasil mas em vários países do mundo. Desde então, foi registrada recessão em economias desenvolvidas, como a União Européia, Alemanha e Japão, entre outros.

Brasil perde quase 800 mil empregos nos últimos três meses
Dados do Caged de janeiro foram divulgados nesta quinta-feira.
Pior resultado foi em dezembro, com fechamento de 654 mil postos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir