Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2009

Até 20 países prometeram aumentar sua presença no Afeganistão
Ministros da Defesa dos membros da Otan posam para uma foto antes da reunião
Até 20 países prometeram aumentar sua presença no Afeganistão
Foto: AFP

CRACÓVIA, Polônia (AFP) — O secretário americano da Defesa, Robert Gates, afirmou nesta sexta-feira que até 20 países anunciaram estar dispostos a aumentar sua contribuição civil ou militar no Afeganistão, o que considera um bom começo para a reunião ministerial da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em abril.

"Nos dois últimos dias, 19 ou 20 países anunciaram que aumentariam sua contribuição, seja civil ou militar", declarou Gates na cidade polonesa de Cracóvia, sul da Polônia, durante um encontro com colegas da OTAN.

"Este me parece um bom ponto de partida para a cúpula dos líderes da Otan, de 3 e 4 de abril, que será realizada simultaneamente nas localidades francesa de Estrasburgo e alemã de Kehl, disse, na Cracóvia, após o encontro informal de ministros da Defesa.

Gates deixou a Cracóvia "encorajado" com a possibilidade de uma melhor coordenação entre os setores civil e militar da ação internacional, através dos contatos que manteve com o emissário das Nações Unidas no Afeganistão, Kai Eide, e com o general americano David McKiernan, comandante da Isaf, a força internacional sob a autoridade da Otan.

"O combate no Afeganistão não será fácil nem breve", reconheceu mais uma vez o secretário americano da Defesa, dizendo-se convencido de que a Otan saberia "enfrentar o desafio" e que a cúpula em abril, por ocasião do 60º aniversário de sua criação, será uma oportunidade de demonstrar isso.

O enfrentamento de um "ano difícil" para os EUA no Afeganistão havia sido também evocado, na quarta-feira, pelo comandante das forças internacionais no Afeganistão (Isaf), o general americano David McKiernan.

Na primeira decisão militar de seu mandato, o presidente Barack Obama anunciou, na terça-feira, que as tropas americanas no Afeganistão receberão o reforço de uma brigada do Exército e outra dos Fuzileiros Navais, num total de 17.000 homens, que partirão nos próximos meses.

"Não há dever mais solene como presidente do que a decisão de mobilizar nossas forças armadas para enfrentar uma situação de perigo", declarou Obama, na ocasião.

Até 20 países prometeram aumentar sua presença no Afeganistão (Gates).
Ministros da Defesa dos membros da Otan posam para uma foto antes da reunião.



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir