Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2009

Mascote da Casa Branca será um cão de água português
O folhetim da escolha do animal de companhia para a residência oficial de Washington deverá conhecer o seu epílogo em Abril
Mascote da Casa Branca será um cão de água português
Foto: Rui Gaudêncio

É oficial: a "corrida" ao lugar de mascote da família presidencial dos EUA foi ganha pelo cão de água português. Os Obama estão à procura de um exemplar com a "idade certa" e que "se adeque" à dinâmica da família, confidenciou Michelle Obama, mulher do Presidente americano, à revista "People".

O já longo folhetim da escolha do animal de companhia para a residência oficial de Washington deverá conhecer o seu epílogo em Abril. Foi outra das novidades avançadas por Michelle Obama à revista: "Tem de ser depois das férias da Páscoa. Não se pode arranjar um cão novo e depois partir durante uma semana."

Mesmo sem abordar as questões de saúde que balizaram a decisão – o cão de água português é uma das espécies caninas menos susceptíveis de provocar problemas respiratórios e a filha mais velha de Michelle e Barack Obama, Malia (10 anos), sofre de alergia ao pêlo de cão –, a primeira-dama dos EUA salienta o "bom temperamento" da espécie portuguesa. "Do ponto de vista do tamanho, ficamos a meio – não é pequeno, mas também não se trata de cão enorme. Além disso, todas as pessoas que conhecemos e que têm um estão radiantes. É mesmo para aí que estamos inclinados", assume. Um dos que poderão ter feito "lobby" é o senador Ted Kennedy, um grande apoiante de Barack na corrida presidencial e proprietário de um cão de água português.

Quanto ao nome da futura mascote da Casa Branca, a família continua na dúvida. Segundo Michelle Obama, "Frank" e "Moose" são duas das ("más") opções em cima da mesa. Malia e Sasha (sete anos) vão ter de continuar a trabalhar neste ponto.

Mascote da Casa Branca será um cão de água português.

O folhetim da escolha do animal de companhia para a residência oficial de Washington deverá conhecer o seu epílogo em Abril.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir