Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-02-2009

AGU cita Serra em defesa de Lula e Dilma no TSE
Para rebater a acusa��o de que o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff...
AGU cita Serra em defesa de Lula e Dilma no TSE
Foto: http://www.estadao.com.br

Para rebater a acusa��o de que o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, usaram o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas para fazer campanha, a Advocacia-Geral da Uni�o (AGU) afirmou que o governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), tamb�m promoveu reuni�es com prefeitos paulistas neste ano. Al�m disso, a AGU argumenta que o encontro em Bras�lia reuniu prefeitos de todos os partidos, inclusive do DEM e do PSDB, legendas que acusam Lula e Dilma de propaganda eleitoral antecipada. E cita especialmente o governador do Distrito Federal, Jos� Roberto Arruda, que acompanhou o presidente na abertura do encontro em Bras�lia.

"Ora, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas contou com a presen�a de gestores municipais tamb�m dos representantes, ou seja, do PSDB e do DEM. Ademais, na programa��o do evento, o governador do Distrito Federal, destaca-se, do DEM, acompanhou o presidente da Rep�blica na abertura dos trabalhos", afirma a AGU na defesa que ser� encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final da tarde de hoje. "Como se n�o bastasse, neste in�cio de mandato dos novos gestores municipais, conforme reportagens jornal�sticas, o governador de S�o Paulo, destaca-se, do PSDB, tamb�m realizou encontro de prefeitos, s� que n�o apenas um, mas dois", acrescentou a AGU na defesa.

Na quarta-feira da semana passada, o DEM e o PSDB protocolaram uma representa��o no TSE, alegando que Lula e Dilma teriam utilizado o encontro como palanque eleitoral. A ministra seria a candidata da prefer�ncia de Lula para a elei��o presidencial de 2010. Os dois partidos da oposi��o pedem que seja aplicada uma multa ao presidente Lula, como "art�fice da conduta", e � ministra, como benefici�ria. Conforme a Lei das Elei��es, o valor da multa � de R$ 53,2 mil. Os partidos tamb�m pedem que os autos sejam encaminhados ao Minist�rio P�blico Eleitoral, para as provid�ncias legais.

A alega��o � que a reuni�o de prefeitos teria se caracterizado como ato t�pico de campanha, ainda que n�o tenha havido refer�ncia expressa a uma poss�vel candidatura de Dilma. Ontem, o advogado-geral da Uni�o, Jos� Antonio Dias Toffoli, negou que houvesse campanha antecipada e comparou a situa��o ao campeonato de F�rmula 1. "N�o existe nenhuma antecipa��o de campanha. Se a gente fizer uma met�fora com a F�rmula 1, sequer as equipes escolheram seus pilotos e estamos muito longe dos treinos livres e oficiais", afirmou Toffoli. "Eu acho que a oposi��o acaba � ela fazendo campanha da ministra Dilma, quando coloca este enfoque (de ministra-candidata). Mas, enfim, � op��o da oposi��o fazer esta representa��o", disse ontem Toffoli.

AGU cita Serra em defesa de Lula e Dilma no TSE.

Para rebater a acusa��o de que o presidente Luiz In�cio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir