Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2009

Brasileiros que ficaram presos em navio na costa do Uruguai
O navio Costa Rom�ntica sofreu falha de propuls�o.
Brasileiros que ficaram presos em navio na costa do Uruguai
Foto: Reuters

Os passageiros do navio Costa Rom�ntica que ficaram presos mais de 24 horas em alto mar, depois que um inc�ndio atingiu a casa de m�quinas da embarca��o, partiram na manh� desta sexta-feira (27) de Montevid�u, capital do Uruguai, para Buenos Aires, na Argentina. De l�, eles voltar�o de avi�o para o Brasil.

Os passageiros ficaram 24 horas presos a 13 km da costa da cidade uruguaia de Punta del Este por conta de um inc�ndio em um dos geradores, que provocou um blecaute a bordo e impediu o navio de seguir viagem rumo � capital da Argentina.

Depois de consertado, o navio se aproximou da ba�a de Maldonado, para que os quase 1.500 passageiros e 600 tripulantes pudessem desembarcar.

Muitos passageiros reclamaram da falta de informa��o e da demora no conserto.

"Um descaso total, n�o tem condi��es de ir no banheiro, tudo fedorento", disse um passageiro.

"Tinha fezes por todos os lados, tinha urina por todos os lados do navio", disse um brasileiro no desembarque na madrugada desta sexta. Ele contou que os passageiros ficaram preocupados com a situa��o sanit�ria na prepara��o da comida. "Se a gente n�o conseguia lavar as m�os, a tripula��o tamb�m n�o conseguia."

Apesar do susto e do desconforto, alguns passageiros tamb�m elogiaram a empresa Costa Cruzeiros, respons�vel pela viagem, pela maneira como gerenciou a crise. "Eles foram extremamente gentis", disse uma brasileira. "O problema � que eles se perderam na hora de distribuir as pessoas."

O chefe da guarda costeira da regi�o informou que dois geradores danificados foram consertados.

A empresa confirmou, na noite desta quinta, que os reparos na embarca��o foram conclu�dos.

O navio havia sa�do na segunda-feira (23) do Rio e deveria ter chegado � capital argentina nesta quinta.

Estavam a bordo do navio 1.479 passageiros, dos quais 338 s�o brasileiros, segundo a empresa. H� cerca de 600 tripulantes.

Em nota oficial, a empresa se desculpou pelo ocorrido e afirmou que vai dar um reembolso no valor de dois dias de viagem para os passageiros, al�m de desconto de 20% se eles voltarem a fazer um cruzeiro pela companhia.

Costa Rom�ntica

De propriedade da companhia italiana Costa Crociere S.p.A., o navio tem bandeira italiana e foi constru�do em 1993 pelo estaleiro Veneza Fincatieri. Com 53.926 toneladas, tem capacidade para 1.680 passageiros e 590 tripulantes, segundo a Costa.

Brasileiros que ficaram presos em navio na costa do Uruguai voltam para casa
Turistas chegam em seguran�a a terra firme ap�s 24 horas parados no mar.
Eles reclamaram do "sufoco" que passaram, mas elogiaram a empresa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir