Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-02-2009

Republicanos apoiam retirada americana do Iraque
Obama anuncia plano de retirada do Iraque.
Republicanos apoiam retirada americana do Iraque
Foto: AP

Congressistas do Partido Republicano apoiaram amplamente o plano do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de retirar a maior parte das tropas americanas do Iraque at� 2010. Mas eles sugerem que Obama deveria dar o cr�dito ao ex-presidente George W. Bush, por ter alcan�ado a estabilidade no Iraque com a estrat�gia de enviar milhares de soldados extras ao pa�s.

O l�der da minoria republicana na C�mara dos Representantes, John Boehner, descreveu o plano de Obama como respons�vel, ao mesmo tempo em que se mant�m flex�vel.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki disse que as for�as iraquianas s�o capazes de controlar a seguran�a depois da retirada das tropas dos Estados Unidos.

O presidente Obama anunciou que a "miss�o de combate" dos Estados Unidos no Iraque terminaria oficialmente at� agosto do ano que vem.

Apesar do fim da miss�o, at� 50 mil dos 142 mil soldados americanos que atualmente combatem no Iraque dever�o permanecer no pa�s at� o fim de 2011 para assessorar as for�as iraquianas e proteger os interesses dos Estados Unidos.

Obama elogiou os progressos alcan�ados no setor de seguran�a do Iraque, mas alertou: "O Iraque ainda n�o � seguro e haver� dias dif�ceis pela frente".

Um porta-voz do partido de Maliki, Zuhair al-Nahar, disse � BBC em Londres que "as for�as de seguran�a iraquianas provaram sua efici�ncia e capacidade".

"Em muitas prov�ncias, por exemplo, no sul, voc� dificilmente v� a presen�a de soldados americanos. O mesmo ocorre em muitas �reas de Bagd�."

"Ent�o, as for�as iraquianas demonstraram que s�o capazes de controlar a situa��o de seguran�a."

Entre os republicanos, o senador John McCain, ex-rival de Obama nas elei��es, disse que ap�ia o plano do presidente.

"N�o tenhamos crise de confian�a agora", teria dito Mccain aos senadores. "Em vez disso, vamos dar �s boas vindas de volta a casa aos nossos combatentes - n�o apenas agradecendo a eles por servir no Iraque, mas dando os parab�ns por trazer a vit�ria para n�s."

Mas o congressista democrata Dennis Kucinich questionou a decis�o de manter alguns militares no Iraque, depois da retirada da maioria.

"Voc� n�o pode estar dentro e fora ao mesmo tempo", disse ele.

Ao anunciar o plano, na sexta-feira, Obama disse que sua equipe de seguran�a nacional havia criado uma "nova estrat�gia" para o envolvimento americano no Iraque.

A estrat�gia reconhece que uma solu��o de longo prazo no Iraque precisa ser pol�tica e que os iraquianos agora devem tomar as decis�es mais importantes sobre o futuro do pa�s, disse o presidente.

Segundo a presidente da C�mara dos Representantes, Nancy Pelosi o plano � uma "boa not�cia" porque sinaliza o fim da guerra.

Ela, no entanto, pediu que a miss�o dos soldados que permanecer�o no Iraque seja claramente definida. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. � proibido todo tipo de reprodu��o sem autoriza��o por escrito da BBC.

Republicanos apoiam retirada americana do Iraque
Congressistas da oposi��o classificam o plano deObama de "respons�vel". Tropas americanas devem deixar o Iraque at� o fim de 2011.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir