Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2009

Mulheres do Guanandi se despedem da Feira de Artesanato
Sucesso. Esta é a palavra que resume o balanço das vendas realizadas durante o mês de janeiro pelo grupo Mulheres do Guanandi
Mulheres do Guanandi se despedem da Feira de Artesanato
Foto: Ercilia Bueno Bassani

Mulheres do Guanandi se despedem da Feira de Artesanato em Guarapari com êxito nas vendas conforme ERCILIA BASSANI, Economista Domestico - INCAPER.

Sucesso. Esta é a palavra que resume o balanço das vendas realizadas durante o mês de janeiro pelo grupo Mulheres do Guanandi, na IV Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari, que teve fim no último domingo (25). As pulseiras, colares e brincos, produzidos com folha de bananeira e bucha vegetal, foram os destaques entre os produtos e tiveram grande aceitação do público presente na feira

De acordo com a economista doméstica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ercília Bueno Bassani, que presta assistência técnica ao grupo, hoje já registrado como uma OCIP, as mulheres arrecadaram R$ 1.800,00 apenas com a venda dos acessórios, o que representou, em média, um faturamento 10 vezes maior do que o frequente. "As mulheres estão extremamente contentes com o resultado. Na comunidade, elas vendem de seis a 10 pulseiras por dia. Na feira, foram vendidas mais de 60 por dia", conta Ercília.

Segunda ela, é importante que haja espaços como este para o artesão local mostrar seus produtos e aumentar a renda familiar , além de servir de vitrine para lojistas e empresários. Como resultado da feira, lojas de acessórios da região despertaram o interesse em comercializar as peças.

A feira teve início no dia 09 de janeiro, no Espaço Cultural da Arte Capixaba (Praça do Radium Hotel), no Centro de Guarapari.

Mulheres do Guanandi

A associação Mulheres do Guanandi foi fundada por esposas de pescadores da comunidade do Gomes, que fica próxima à Lagoa Guanandi, em Itapemirim. O objetivo é buscar no artesanato uma fonte alternativa de renda para o sustento familiar.

O grupo existe há vários anos, mas havia se dissolvido setembro do ano passado .Já haviam separado as peças que caberia a cada uma e acabariam com o grupo que enfrentava dificuldades em comercializar as peças que faziam Há quatro meses, com o auxílio do Incaper, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura Aqüicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), houve a reestruturação da Associação, e da PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM , através da Secretária LUCIÁ SAMPAIO e da SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, com o trabalho de designer das peças pela técnica BRUNA BUENO LUBIANA, que aproveitou as fibras de banana que as mulheres já trabalham de forma exclusiva e criou pulseiras, colares, brincos e acessórios para praia, aproveitando a tendência do verão.

Neste tempo, o grupo já participou também da VI Feira Nacional da Agricultura Familiar, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e da IV Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes), que ocorreu na Praça do Papa, em Vitória.

"O sucesso nas participações nas feiras deu novo ânimo ao grupo. As mulheres estão entusiasmadas para continuar produzindo e comercializando seus produtos artesanais", comemora a economista doméstica do Incaper, Ercília Bassani.

As peças são produzidas de maneira artesanal, autêntica e sustentável. Sementes, bucha vegetal, palha de coco, palha de bananeira e papel reciclado são as matérias-primas utilizadas para confecção de itens como mandalas, bolsas de praia, sandálias, viseiras, chapéus, pulseiras, colares, brincos, porta-chaves, porta-moedas, centros de mesa, jogos americanos e bonecas. O material para o trabalho é plantado nos quintais das casas das próprias artesãs.

O Incaper, em conjunto com a Prefeitura de Itapemirim, presta acompanhamento técnico ao grupo, por meio do apoio no design e finalização das peças e na comercialização dos produtos.

A Associação tem um ponto de comercialização em Itapemirim e recebe turistas com frequência. O telefone para contato é (28) 3529-0173.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir