Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Chávez ordena desapropriação de empresa americana
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou hoje a desapropriação das unidades processadoras de arroz da multinacional...
Chávez ordena desapropriação de empresa americana
Foto: AFP

Caracas, 4 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou hoje a desapropriação das unidades processadoras de arroz da multinacional americana Cargill, acusada de "violar" as leis locais que garantem o acesso da população a alimentos de qualidade e baratos.

"Que começe o processo de desapropriação da Cargill", ordenou Chávez durante uma reunião com seus ministros, na qual não deixou claro se a medida afetará apenas as processadoras de arroz ou todas as unidades que a americana possui na Venezuela, onde produz e distribui óleo, arroz, farinha, massas, açúcar, café, leite, margarina, fermento e rações para animais de estimação.

Na reunião ministerial, parcialmente transmitida pela estatal "VTV", o presidente também ordenou a abertura de "uma investigação judicial" sobre as atividades da Cargill.

Durante a transmissão, Chávez fez contato ao vivo com o vice-ministro de Agricultura, Richard Canán, que nesta quarta-feira liderou uma inspeção na unidade processadora de arroz da Cargill no estado de Portuguesa.

Segundo Canán, ficou constatado que a unidade vistoriada não produz arroz branco, cujos preços são tabelados, mas outros tipos do cereal.

Também foi identificada uma "violação na marcação de preços", já que os pacotes de arroz saem de fábrica sem o valor a ser pago pelos consumidores, disse o vice-ministro de Agricultura.

Essa situação, declarou Chávez, constitui uma "flagrante violação" às leis locais e produziu um grave desabastecimento de arroz branco na região de Portuguesa.

"Preparem-me o decreto (de desapropriação), porque não vamos tolerar" esta violação da Cargill, disse o chefe de Estado venezuelano.

O presidente também voltou a ameaçar desapropriar a Alimentos Polar, que desde sábado tem uma de suas fábricas de arroz ocupada pelo Governo. EFE

Chávez ordena desapropriação de empresa americana.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou hoje a desapropriação das unidades processadoras de arroz da multinacional...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir