Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Após eleição, Mercadante e Collor trocam farpas
Para petista, aliança espúria levou a eleição de Collor.
Após eleição, Mercadante e Collor trocam farpas
Foto: http://www.estadao.com.br

Eduardo Bresciani

Depois da disputa pela presidência da comissão de infraestrutura nesta quarta-feira (4), os senadores Aloízio Mercadante (PT-SP) e Fernando Collor (PTB-AL), que venceu a disputa, trocaram farpas pela imprensa. Mercadante atribuiu a vitória de Collor a uma "aliança espúria", termo que irritou o ex-presidente da República.

Em entrevista após a derrota do PT, Mercadante afirmou que "foi uma aliança espúria que interferiu no direito legítimo e democrático do PT de presidir a comissão". O petista afirmou que a presidência da comissão deveria ficar com o seu partido. "Desrespeitou-se o voto do eleitor, que é a base do princípio da proporcionalidade".

Informado da declaração, Collor reagiu. "Eu repilo. Espúria, ele que vá procurar para saber onde vai achar. Relação espúria não. Foi um acordo inteiramente aberto que todo mundo participou, todo mundo soube. O senador Aloízio Mercadante precisa medir um pouco suas palavras para respeitar seus companheiros aqui do Senado".

Chateada com a derrota, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou aos colegas que "na política não tem merecimento". Collor, por sua vez, creditou à vitória a aliança feita na eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado.

Dizendo que sua eleição significava "uma volta com os pés no chão" ao poder, Collor disse ser prioridade na comissão auxiliar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. "A Prioridade é de nós trabalharmos fortemente para que o PAC atinja seus objetivos dentro do menor espaço de tempo possível. Desde que o PAC foi lançado eu o considero como uma das iniciativas mais importantes do país desde Getulio Vargas, passando por Juscelino Kubitscheck".

Um dos articuladores da vitória de Collor, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), lamentou a disputa no voto contra o PT. "O PMDB honrou o compromisso que tinha feito na campanha para a presidência do Senado com PTB, PR e DEM. A Ideli é uma pessoa muito correta e foi uma pena que ela tivesse que pagar o preço desse equívoco político dessa condução errada".

Calheiros não quis qualificar a vitória do aliado como uma prova de que retornou ao poder no Senado depois do escândalo que o fez renunciar à presidência em 2007. "eu estou modestamente cumprindo este papel. Com a confiança dos senadores do PMDB, esta minha indicação para a liderança significa muito para mim. Estou cumprindo meu papel e contei com a solidariedade dos colegas do PMDB".

Após eleição, Mercadante e Collor trocam farpas
Para petista, aliança espúria levou a eleição de Collor.
Senador do PTB pediu respeito a Mercadante.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir