Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Olho biônico ajuda cego a ver luzes
Após 30 anos, britânico voltou a ver flashes e objetos brancos
Olho biônico ajuda cego a ver luzes

Um britânico de 73 anos que há 30 anos estava completamente cego voltou a ver a luz depois de colocar um olho biônico criado por uma empresa norte-americana. A invenção deve trazer esperança para muita gente. É uma microcâmera montada nos óculos que transmite imagens para eletrodos implantados na retina. O próximo passo será implantar uma câmera diretamente no olho do paciente.

Há uma década os cientistas tentam desenvolver protótipos que possam restaurar a visão, mandando imagens diretamente para o cérebro. O olho biônico é a última geração desses parelhos, e foi implantada com sucesso em 18 pacientes cegos nos EUA, México e também na Europa.

O britânico Ron fez o implante há sete meses. Ele disse que voltou a ver a luz pela primeira vez em 30 anos.

Ron parou de enxergar devido à retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que afeta a visão. Os médicos implantaram 60 eletrodos microscópicos na retina dele. Imagens captadas por uma câmera nos óculos são transmitidas para eletrodos que estimulam o nervo óptico.

Ron consegue ver flashes de luz e objetos brancos. A mulher dele, Tracy, conta que Ron consegue separar as roupas claras. Ele também vê linhas brancas no chão.

O cirurgião Lyndon da Cruz diz que, por enquanto, o olho biônico só funciona para quem tem o nervo óptico intacto. O porta-voz da empresa que fabrica o aparelho acredita que em 50 anos o olho biônico permitirá que os pacientes leiam e reconheçam rostos.

Olho biônico ajuda cego a ver luzes. Após 30 anos, britânico voltou a ver flashes e objetos brancos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir