Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Amado encara com tranquilidade os próximos meses
MNE português defende reforma das Forças Armadas guineenses
Amado encara com tranquilidade os próximos meses
Foto: Olivier Oslet/EPA

"Há muitos problemas para resolver em Bissau. A leitura que fazemos da situação permite-nos encarar com tranquilidade os próximos meses, mas há problemas de fundo que têm de ser resolvidos", afirmou o governante português, em Bruxelas, à entrada para uma reunião dos chefes da diplomacia da Aliança Atlântica (NATO).

"Os problemas que têm a ver com a estabilização do sector de segurança e defesa", enumerou.
Segundo Luís Amado, "é absolutamente vital que as Forças Armadas guineenses encontrem uma via de reforma e de estabilidade", de forma a terminar com a "situação de sobressalto que a Guiné-Bissau vive há uma década".

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que Portugal irá apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau anunciado pelo Presidente da República interino, Raimundo Pereira.

"Seguramente apoiaremos esse processo na expectativa também que ele ajudará a estabilizar a vida na Guiné-Bissau", frisou Luís Amado.

"O apoio é irrecusável não apenas de Portugal mas também da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa", rematou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, reconhece que "há muitos problemas por resolver" na Guiné-Bissau, como a reforma e a estabilização das Forças Armadas, no entanto encara os próximos meses com tranquilidade.

Amado encara com tranquilidade os próximos meses.

MNE português defende reforma das Forças Armadas guineenses.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir