Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-03-2009

Scanner 3D para usar em casa

Voc� trabalha com imagens em tr�s dimens�es e precisa de um scanner 3D, ou � apenas um apaixonado por tecnologia e gostaria de ver seus objetos escaneados...

Scanner 3D para usar em casa
Foto: Olhar digital

Voc� trabalha com imagens em tr�s dimens�es e precisa de um scanner 3D, ou � apenas um apaixonado por tecnologia e gostaria de ver seus objetos escaneados? Voc� ent�o j� deve saber que os modelos comerciais de scanners s�o muito caros, n�o?

Uma solu��o barata e eficaz para esse problema � o Software Opensource David Laserscanner, que transforma qualquer webcam e um laser de linha em um scanner 3D, digitalizando objetos sem altos custos. Para isso, tudo que voc� precisa � de um PC, uma c�mera, um lugar, e um laser que projeta uma linha sobre o objeto que pretende digitalizar.

O software foi desenvolvido pelos cientistas Dr. Simon Winkelbach e Sven Molkenstruck do Instituto de Controle de Processos e Rob�tica da Universidade T�cnica de Braunschweig, na Alemanha.

O objeto que voc� deseja digitalizar tem que ser colocado no canto de uma sala ou em frente de duas telas, formando um exato �ngulo de 90�; a c�mera deve ser apontada para o objeto. A grande sacada do David � o fato do usu�rio coordenar o laser com as pr�prias m�os, "passeando" com o feixe do laser sobre o objeto. A� o computador calcula automaticamente as coordenadas 3D da superf�cie digitalizada do objeto.
Veja abaixo imagens de como o David funciona:




 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir