Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-03-2009

Protógenes nega que tenha espionado autoridades
"É mais uma mentira lançada levianamente", diz delegado da PF.
Protógenes nega que tenha espionado autoridades
Foto: G1

O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a primeira fase da Operação Satiagraha, negou nesta segunda-feira (9) a denúncia publicada pela revista "Veja" de que teria montado uma rede de espionagem de autoridades.

"É mais uma mentira lançada levianamente por esse órgão de imprensa, a revista ‘Veja’, que não tem pautado com ética e com moral os trabalhos executados ultimamente", disse Protógenes, em entrevista ao programa "Bom Dia Pernambuco", exibida nesta segunda.

O G1 procurou a assessoria de imprensa da Editora Abril, que publica "Veja", mas ainda não obteve resposta.

A reportagem de "Veja" afirma ter tido acesso a informações retiradas do computador pessoal de Protógenes, apreendido pela Polícia Federal, 63 fotografias, 932 arquivos de áudio, 26 arquivos de vídeo e 439 documentos de texto. Segundo a revista, o delegado guardou os relatórios, que poderiam ser usados para constranger e intimidar.

A lista de Protógenes inclui, segundo a revista, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a ministra-chefe da casa civil, Dilma Rousseff, o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o ministro de assuntos estratégicos, Mangabeira Unger, os senadores do DEM Heráclito Fortes (PI) e Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP).

De acordo com o delegado, no computador apreendido em sua residência havia informações pessoais, e alguns fragmentos da Operação Satiagraha. "Nós vivíamos um período pós-operação e isso é comum: a autoridade policial guardar pequenos fragmentos para servir às próprias autoridades quando lhe é convocado a informar", disse.

Ainda segundo Protógenes, no hotel em que ele estava foram apreendidos alguns pen-drives que continham informações da Satiagraha, entregues ao Ministério Público Federal.

O delegado defende ainda a apuração sobre quem teria fornecido documentos de "um inquérito policial sigiloso" e disse ter consultado seus advogados para "providenciar as medidas cabíveis".

Protógenes Queiroz participa, em Recife, de um seminário sobre corrupção, às 19h, na Universidade Federal de Pernambuco.

Relatório

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, afirmou nesta segunda-feira (9) que o relatório da investigação que apura irregularidades na Operação Satiagraha deve ser concluído nos próximos dias.

A Satiagraha foi presidida pelo delegado Protógenes Queiroz e prendeu, entre outras pessoas, o banqueiro Daniel Dantas.

Protógenes nega que tenha espionado autoridades e diz que revista mentiu
"É mais uma mentira lançada levianamente", diz delegado da PF.
Reportagem da "Veja" acusa delegado de montar rede de espionagem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir