Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-03-2009

Em vídeo, Obama envia mensagem de conciliação ao Irã
Ele pediu que Teerã descarte ameaças para findar 30 anos de conflito.
Em vídeo, Obama envia mensagem de conciliação ao Irã
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou nesta sexta-feira (20) uma mensagem de conciliação ao Irã e afirmou que, caso Teerã deixe de lado as ameaças, Washington pretende pôr fim a 30 anos de confronto.

A Casa Branca distribuiu o vídeo ao povo iraniano com legenda em persa. Nela o presidente americano pede aos dois países que superem as diferenças em prol da paz.

O vídeo foi distribuído por ocasião da festividade iraniana de Nouruz, ou Ano Novo, uma das mais populares do país e que é anterior ao surgimento do Islã.

"Nessa época de novos começos, eu gostaria de falar claramente aos líderes iranianos", declara o presidente americano.

"Contamos com sérias diferenças que aumentaram com o tempo. Meu governo está comprometido agora com uma diplomacia que aborde toda a gama de assuntos pendentes entre nós, e com a busca de laços construtivos entre EUA, Irã e a comunidade internacional", diz Obama na mensagem.

Um assessor do governo iraniano saudou a mensagem , mas disse que "palavras não bastam" e que a nação persa exige "passos concretos" vindos de Washington.

Em mensagem para o Ano Novo, o aiatolá Ali Khamenei não citou o discurso de Obama, mas disse que o Ocidente não poderá deter o progresso nuclear iraniano.

Advertência sobre ameaças
O presidente advertiu às autoridades iranianas, no entanto, que "as ameaças não farão o processo avançar". "Buscamos, por outro lado, um envolvimento que seja sincero e com base no respeito mútuo", afirmou.

Já durante a campanha eleitoral, Obama tinha expressado sua vontade de dialogar diretamente com países hostis aos EUA, entre eles o Irã.

O lado iraniano
Até o momento, as autoridades iranianas enviaram sinais distintos a Washington.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país está disposto a negociar com os EUA, sempre e quando ambos os Estados mostrarem um respeito mútuo.

Porém, o líder espiritual da República Islâmica, o aiatolá Ali Jamenei, descreveu a política de Obama como um prolongamento da de seu antecessor, George W. Bush.

A Casa Branca afirmou que o vídeo representa uma maneira do presidente americano falar diretamente ao povo iraniano sobre o desejo dos EUA de colaborar com seu país.

No entanto, a Casa Branca frisou que os EUA mantêm suas diferenças com o Irã, em particular no que diz respeito às ameaças de Teerã contra Israel e ao programa nuclear iraniano.

Em vídeo, Obama envia mensagem de conciliação ao Irã no Ano Novo persa
Ele pediu que Teerã descarte ameaças para findar 30 anos de conflito.
Iraquianos receberam bem a iniciativa, mas pediram "passos concretos".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir