Categoria Religião  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Papa pede aos católicos da África que combatam "bruxaria"
O Papa Bento XVI reza missa para bispos neste sábado (21) em Luanda, capital de Angola.
Papa pede aos católicos da África que combatam
Foto: AFP

O Papa Bento XVI pediu neste sábado (21) aos católicos que combatam a superstição e os maus espíritos existentes em regiões da África e que ofereçam o Evangelho às pessoas "desorientadas, que vivem no terror" e que chegam a sacrificar meninos de rua por considerá-los bruxos.

O pedido do pontífice foi feito durante a missa que celebrou na Igreja de São Paulo, em Luanda, capital de Angola, onde bispos, sacerdotes, religiosos e milhares de fiéis se reuniram para comemorar os 500 anos da evangelização do país.

"Vocês devem oferecer o Evangelho a seus compatriotas. Muitos deles vivem com medo dos espíritos e dos poderes ocultos pelos quais se sentem ameaçados. Desorientados, chegam ao ponto de condenar meninos de rua e até os mais idosos, já que dizem que são bruxos", afirmou Bento XVI.

O papa acrescentou que Jesus venceu a morte "e todos os poderes ocultos", e que seus seguidores devem anunciar o Evangelho "convictos" de que fazem o bem ao "apresentá-los a Cristo" e ao dar-lhes "a possibilidade de, assim, encontrar a verdade e a alegria" da vida.

O pontífice também se referiu à chegada dos primeiros missionários ao sul da África e como, em 1506, institui-se o primeiro reino cristão subsaariano, "graças à fé e à determinação" do rei dom Afonso I Mbemba-a-Nzinga, que permaneceu no trono até 1543.

Aproveitando a visita, Bento XVI presenteou a Igreja de São Paulo com uma estátua de madeira do discípulo, cujos 2.000 anos de nascimento são comemorados este ano pela Igreja Católica.

Papa pede aos católicos da África que combatam "bruxaria" e "maus espíritos"
Bento XVI rezou missa para bispos em Luanda, capital de Angola.
Pontífice celebra os cinco séculos de evangelização católica no país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir