Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-03-2009

Veja entrevista com brasileiro que criou nova técnica para t
Ao JN, Miguel Nicolelis falou sobre o trabalho, capa da Science.
Veja entrevista com brasileiro que criou nova técnica para t
Foto: www.g1.com.br

Um tratamento experimental para mal de Parkinson foi desenvolvido pelo grupo do brasileiro Miguel Nicolelis na Universidade Duke (EUA). Até agora, a técnica foi testada em roedores.

Visite o site do Jornal Nacional

O estudo, que ganhou a capa do periódico científico "Science" desta semana, mostrou que é possível ver o funcionamento do cérebro - e o que ocorre com ele em moléstias neurodegenerativas - de uma maneira diferente.

A terapia aplicada pelo grupo de Nicolelis em ratos e camundongos consistiu em usar estímulos elétricos na medula espinhal dos animais, com o objetivo de alterar o padrão de disparo dos neurônios do cérebro. Com isso, roedores que tinham uma versão animal do mal de Parkinson tiveram melhora significativa de seus sintomas.

Estimulação elétrica de neurônios já é usada atualmente para tratamento de mal de Parkinson em humanos, mas apenas em conjunto com drogas. E a técnica atual envolve uma cirurgia complicadíssima, pois os eletrodos precisam ser introduzidos nas profundezas do cérebro do paciente - procedimento arriscado e limitado a apenas uma fração dos milhões que sofrem com Parkinson no mundo todo.

Acessar a medula espinhal, por outro lado, é mais simples. Por isso, em tese, a técnica de Nicolelis poderá ajudar mais pacientes e, quiçá, revolucionar o tratamento que se dá aos que enfrentam essa doença.

Mas isso, só depois que os testes em humanos comprovarem que a técnica é mesmo eficaz e segura. Os primeiros experimentos clínicos devem acontecer em 2010, precedidos por testes em primatas.

Veja entrevista com brasileiro que criou nova técnica para tratar Parkinson
Ao JN, Miguel Nicolelis falou sobre o trabalho, capa da Science.
O cientista destaca nova abordagem para funcionamento do cérebro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir