Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-03-2009

Irão: Líder supremo desafia presidente dos Estados Unidos da
“Mudem e também nós mudaremos”
Irão: Líder supremo desafia presidente dos Estados Unidos da
Foto: Correio da manhã

O ‘namoro’ entre Washington e Teerão prosseguiu ontem, com a resposta do líder supremo do Irão ao presidente norte-americano, Barack Obama, que ofereceu ao regime iraniano a possibilidade de "um recomeço" nas relações bilaterais. O ayatollah Ali Khamenei desafiou Washington a mudar de atitude e prometeu que, se tal acontecer, Teerão também mudará.



A posição do líder supremo iraniano foi assumida num discurso difundido pela televisão estatal iraniana. "Não temos qualquer experiência relativamente à nova administração dos EUA e ao presidente norte-americano, mas estamos atentos e faremos o nosso juízo", declarou Khamenei, acrescentando que a atitude do Irão será condicionada pelo comportamento de Washington relativamente a Teerão. "Na prática, não vimos mudanças. Mudem e nós também mudaremos", afirmou. Khamenei referiu ainda que "o povo iraniano se fortaleceu ao longo dos últimos 30 anos" e que continuará a opor-se às pressões dos EUA.

No dia anterior, Obama tinha assumido a iniciativa histórica de se dirigir directamente aos líderes iranianos através do YouTube – o que já é visto como uma nova forma de diplomacia – propondo alterar pelo diálogo três décadas de relações hostis entre os dois países.

"Gostaria de me dirigir ao povo e aos dirigentes da República Islâmica do Irão. Proponho um futuro em que as antigas discórdias sejam superadas, em que vocês, os vossos vizinhos e o Mundo em geral, vivam em maior segurança e paz", referiu Obama na mensagem, rompendo assim com a política de George W. Bush, reconhecendo no Irão um possível interlocutor.

Recorde-se que americanos e europeus têm pressionado o Irão a renunciar ao enriquecimento de urânio até que seja possível comprovar que o seu programa nuclear não tem fins militares.

"EUA DEVERIAM INICIAR DIÁLOGO COM OS TALIBAN"

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, deveria iniciar o diálogo com os taliban no território afegão. Quem o afirma é o enviado especial das Nações Unidas ao Afeganistão, Kai Eide, em entrevista ao jornal francês ‘Le Monde’. "A reconciliação é um elemento essencial. Mas é importante falar com as pessoas certas", disse Eide, segundo o qual uma aproximação aos taliban não pode ser conduzida de forma fragmentada. "Temos de ser ambiciosos e incluir todo o movimento rebelde", conclui.

APONTAMENTOS

EUROPA APOIA INICIATIVA

Vários líderes políticos europeus, entre os quais Javier Solana, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, saudaram a iniciativa de Barack Obama. A Rússia apoia igualmente a proposta do presidente americano.

ISRAEL NíO SE OPÕE

Também o governo israelita "não se opõe, em princípio", a um diálogo entre Washington e Teerão, tendo em vista as garantias norte-americanas de não-transigência em questões de segurança.



Fonte:  
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir