Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-03-2009

Para Lula, pior momento da crise econômica mundial já passou
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, durante a inauguração de uma unidade da Sadia em Vitória de Santo Antão (PE)
Para Lula, pior momento da crise econômica mundial já passou
Foto: sidneyrezende.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, durante a inauguração de uma unidade da Sadia em Vitória de Santo Antão (PE), que o momento mais difícil da crise foi entre outubro e janeiro. "Eu acho que o período mais difícil nós já vivemos em outubro, novembro, dezembro e janeiro. Se vocês atentarem, o número de empregos do Caged do mês de fevereiro já não foi negativo, foi positivo. Nove mil empregos a mais foram criados em fevereiro. É pouco, mas é um sinal extraordinário", disse ele.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 18 de março, citados por Lula, indicam que a abertura de 9,1 mil postos de emprego com carteira assinada no mês de fevereiro. Mesmo com a alta, foi o pior mês de fevereiro desde 1999.

Lula elogiou a iniciativa da empresa de instalar uma fábrica no Nordeste e defendeu que essa não é uma crise para cortar custos. Essa crise, para que a gente vença ela, temos que fazer mais investimentos, gastar dinheiro com coisas que gerem projetos de infraestrutura, empregos e uma credibilidade na sociedade que estamos fazendo a coisa certa".

Crise no Brasil é como "gripe em cabra macho"

Mais cedo, em entrevista à Rádio Jornal, o presidente comentou os efeitos da crise econômica no Brasil, afirmou que a o país tem menos problemas que Estados Unidos e Alemanha e fez uma comparação. "Este país não tem de ter medo de crise. É como uma gripe num cabra macho, ele vai trabalhar e não perde um dia de serviço por causa da gripe. Eu quero mostrar que existe uma crise, ela é grave, Obama e os alemães têm mais problemas que o Brasil e nós vamos enfrentar essa crise trabalhando", disse o presidente.

"Agora, temos problemas no setor de exportação. Principalmente no setor de máquinas e automóveis. Isso tem caído. Estou convencido de que o sacrifício que o povo brasileiro vem fazendo será de curta duração", afirmou ele.

Segundo Lula, "quem importa fruta, carne e soja do Brasil sabe que tem de continuar comprando, vai continuar importando". Ele acrescentou ainda que o setor de exportação é "vital" e é nessas horas que o governo tem de entrar para atuar, seja por meio de medidas da administração federal, do Banco do Brasil (BB) ou do Banco do Nordeste (BNB) para rolar "dívidas dos companheiros e não permitir que o sufoco venha matar afogados os que apostaram e trabalharam o tempo inteiro".]

Para Lula, pior momento da crise econômica mundial já passou


 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir