Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-03-2009

Fed e Tesouro dos EUA pedem ao Congresso a revisão da normativa financeira
Quebra da AIG teria causado crise como a de 1930, diz chefe do Fed
Fed e Tesouro dos EUA pedem ao Congresso a revisão da normativa financeira
Foto: http://www.estadao.com.br

WASHINGTON, EUA, 24 Mar 2009 (AFP) - Os chefes do Tesouro e do Federal Reserve dos Estados Unidos pediram nesta terça-feira perante a comissão de finanças da Câmara de Representantes do Congresso americano uma revisão das normas, com o objetivo de tornar mais rígida a regulação de todas as instituições financeiras.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, enfatizou a "necessidade urgente de novos procedimentos de resolução para firmas financeiras não bancárias sistemicamente importantes", citando como exemplo o resgate estatal sem precedentes do gigante dos seguros AIG, em uma tentativa desesperada para atenuar as perturbações financeiras.

O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, por sua vez, disse que o governo de Obama e o Congresso devem trabalhar em conjunto para elaborar uma "reforma regulatória integral e eliminar os vazios na supervisão".

"Todas as instituições e mercados que podem apresentar um risco sistêmico estarão sujeitas a uma rígida supervisão, incluindo as travas adequadas para a tomada de riscos", afirmou Geithner.

Geithner e Bernanke também pediram a criação de uma autoridade regulatória dotada de poder para liquidar sociedades financeiras não-bancárias.

"Devemos criar uma nova autoridade dotada de poder de liquidação que permita ao governo federal contar com as ferramentas de que necessita para desmantelar uma instituição do tamanho e da complexidade de uma AIG", declarou Geithner.

"A AIG trouxe à luz a urgente necessidade de novos procedimentos de liquidação para as sociedades financeiras não-bancárias de uma importânica tal que sua falência coloca em risco o conjunto do sistema", indicou Bernanke.

"Minha reação, quando fui informado sobre esses pagamentos (de bônus milionários aos executivos da AIG) foi que, independente de sua lógica empresarial subjacente, era totalmente inapropiado pagar elevados bônus a empregados da divisão onde se originou a crise da AIG", disse ainda o chefe do Fed.

"Solicitei que os pagamentos fossem suspensos, mas fui informado de que os mesmos estavam em concordância com os contratos assinados antes da intervenção do governo para salvar a AIG", afirmou Bernanke.

As declarações dos dois dirigentes foram divulgadas no site do comitê de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes, a comissão parlamentar do Congresso que analisa o caso.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que espera persuadir o Congresso a conceder rapidamente a autorização necessária ao Tesouro e ao Fed para tomar decisões em relação às instituições em crise.

"Espero que não demore muito para convencer o Congresso", disse Obama na Casa Branca, após uma reunião com o primeiro-ministro australiano Kevin Rudd.

"Neste momento, não temos poder de resolução sobre uma instituição não bancária como a AIG comparável ao que temos sobre os bancos que arrumam problemam usando o FDIC" (Federal Deposit Insurance Corporation, o órgão garantidor dos depósitos bancários dos EUA), acresentou.

"Na ausência desta autorização, terminamos na situação que nos encontramos: uma instituição que apresenta um risco enorme para o sistema, e a incapacidade de fechá-la para renegociar seus contratos", apontou o presidente.

"Esta será apenas uma etapa de um cronograma regulatório mais amplo que colocaremos em prática para prevenir que este tipo de crise aconteça novamente"

Fed e Tesouro dos EUA pedem ao Congresso a revisão da normativa financeira

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir