Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Praia dos Cações recebe curso de beneficiamento de pescados
A Secretaria Municipal de Pesca de Marataízes,em parceria com o Incaper, estará coordenando, a partir...
Praia dos Cações recebe curso de beneficiamento de pescados
Foto: www.seculodiario.com

A Secretaria Municipal de Pesca de Marataízes,em parceria com o Incaper, estará coordenando, a partir desta terça-feira (24), mais um curso para beneficiamento de pescados, beneficiando aproximadamente 20 pessoas da comunidade de Praia dos Cações, todos familiares de pescadores locais.

O curso vai até sexta-feira (27). As aulas começam amanhã mesmo, a partir das 12h30 no Restaurante Ferreira. Todas as vagas abertas foram preenchidas.

De acordo com as Extensionistas do Incaper, a comunidade demonstrou muito interesse na aplicação do curso e novos cursos já foram solicitados, como o de preparo de pães e biscoitos, que será ministrado entre os dias 25 e 29 de maio, no mesmo local.

O Secretário de Pesca, Bruno Machado, adiantou que também já agendou para os dias 27 a 29 de abril, um curso sobre o Associativismo, que deverá atender à comunidade pesqueira do Pontal. Para ele, a realização destes cursos visam preparar o pescador e seus familiares para obterem renda durante todo o ano.

A Agente de Suporte em Desenvolvimento do Incaper, Márcia Bassani, também envolvida na organização dos cursos, ressalta que o curso sobre o Associativismo irá oportunizar aos participantes a aprenderem trabalhar em grupo, aumentando o aproveitamento da matéria prima, assim como dinamizando a produção.

A Economista Doméstico do Incaper, Vilma Campos da Silva, será encarregada de ministrar os cursos. Ela diz que o objetivo é aproveitar quase tudo, inclusive a cabeça do camarão, com a qual é possível fazer um pó apreciadíssimo no uso de moquecas e de outros alimentos - "Você não vê o camarão, mas sente o sabor", ressalta Vilma.

O secretário, por sua vez, aposta na iniciativa. Sobre o aproveitamento do camarão, ele explica que em cada 300 kg de camarão, pelo menos 100 kg representa somente a cabeça, que geralmente são desperdiçados semanalmente. Vilma diz que serão ensinados ainda o preparo de hambúrguer de peixe (o fish burguer), croquetes, patê, conservas e defumados, entre outros produtos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir