Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2009

2.700 cidades vão apagar a luz no sábado
Espera-se que 1 bilhão de pessoas atendam a pedidos semelhantes em todo o mundo, de acordo com as estimativas da organização não-governamental ambientalista World Wildlife Found (WWF), que realiza a campanha Hora do Planeta.
2.700 cidades vão apagar a luz no sábado
Foto: Maratimba.com

É provável que você já tenha se deparado com o apresentador Luciano Huck, em um comercial da TV, convidando-o a apagar as luzes de sua sala no próximo sábado, das 20h30 às 21h30. Espera-se que 1 bilhão de pessoas atendam a pedidos semelhantes em todo o mundo, de acordo com as estimativas da organização não-governamental ambientalista World Wildlife Found (WWF), que realiza a campanha Hora do Planeta.

"A ideia é mostrar aos líderes mundiais que a comunidade global está atenta aos problemas ambientais", diz a secretária-geral da WWF Brasil, Denise Hamú. Por ser simbólica, a iniciativa não conta com metas de redução no consumo de energia elétrica. "No Brasil, aliás, a discussão que queremos propor não é sobre a matriz energética: por causa do desmatamento, o país é o quarto emissor de gases de efeito estufa do mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Indonésia."

Cristo no escuro - É o terceiro ano consecutivo em que o ato é realizado, e a primeira vez no Brasil. Por aqui, até a última quarta-feira, 44 cidades já haviam aderido oficialmente à ideia de apagar as lâmpadas de edifícios públicos e monumentos. Entre os cartões-postais que ficarão no escuro está o Cristo Redentor, no Rio. Confira o mapa com os destaques.

No mundo, a adesão chega a 2.700 municípios, em 83 países. Seguindo o horário local de cada nação, serão desligadas as lâmpadas que iluminam símbolos como pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, em Paris, e o edifício Empire State.

Abaixo-assinado - Ao lado da ação simbólica, há outra, de potencial prático. O site da WWF está recebendo cadastros de interessados em expressar apoio ao movimento. Os dados serão reunidos numa espécie de abaixo-assinado, a ser apresentado na Reunião Interseccional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir do próximo domingo em Bonn, na Alemanha, e em dezembrom na Conferência das Partes da Convenção, em Copenhagen. A expectativa é reunir 1 bilhão de cadastros até sábado. Só no Brasil, até a última quarta-feira, havia 23.000 assinaturas.

Um dos atingidos pela campanha, o designer gráfico paraibano Marcos Estrela se mostra um pouco cético com sua eficácia, mas diz que vai participar. "Acho difícil que a iniciativa atinja todas as camadas da população, no entanto, é preciso iniciar a discussão."

Já a engenheira Lia de Sousa, goiana radicada em São Paulo, é uma entusiasta da onda ecológica que promete entrar de cabeça no movimento. "Eu abandonei meu carro, passei a reciclar lixo no prédio em que moro e a usar sacolas biodegradáveis. Este é o momento de mudar as coisas."

2.700 cidades vão apagar a luz no sábado


Fonte: Veja.com
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir