Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-03-2009

Tesouro dos EUA apresenta projeto de reforço da regulação fi
O Tesouro dos Estados Unidos apresentou nesta quinta-feira seu projeto de reforma da regulação do sistema financeiro
Tesouro dos EUA apresenta projeto de reforço da regulação fi
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O Tesouro dos Estados Unidos apresentou nesta quinta-feira seu projeto de reforma da regulação do sistema financeiro, que prevê endurecer as normas existentes e submeter ao controle das autoridades um grande número de empresas e mercados que operam sem qualquer tipo de fiscalização.

"Esta reforma deve ser concluída para evitar que se repitam os fracassos do passado que levaram à atual crise", declarou o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, ao apresentar o projeto ante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes do Congresso americano.

O plano prevê a criação de uma entidade única, que supervisionará as maiores empresas financeiras, cuja falência pode repercutir em cascata no resto do mundo.
O Tesouro também considera necessário aumentar a proporção de fundos próprios e as exigências em termos de controle de risco dessas instituições.

Os fundos de investimentos de risco ("hedge funds") deverão ser registrados ante as autoridades da bolsa e comunicar seus balanços com base numa condição de confidencialidade.

Geithner propõe ao Congresso que o governo regule o mercado de produtos derivados do crédito, como aqueles que estiveram presentes na queda da seguradora AIG, defendendo os contratos que deem segurança aos investidores contra o não-cumprimento de um emissor (CDS).
O projeto também busca regular mais estritamente o funcionamento dos fundos monetários a fim de "reduzir o risco de saídas rápidas" de investidores, que "poderão implicar em riscos maiores para o mercado financeiro em seu conjunto".

Para Geithner, "houve perdas em instituições onde a regulação seria considerável e onde ela estava ausente".

As normas existentes não impediram as operações de risco "imprudentes" com resultados "desastrosos (...) para nosso sistema financeiro" nem impediu empresas de crescerem desmesuradamente sobre bases frágeis, destacou.

Seu plano é articulado em torno de quatro objetivos:

- regular de uma vez por todas os problemas apresentados por empresas de um tal tamanho que sua falência poderia levar com elas o conjunto do sistema financeiro,

- proteger os consumidores e seus investimentos para evitar uma nova bolha com a dos empréstimos imobiliários de risco, ou fraudes como as do financista nova-iorquino Bernard Madoff,

- preencher as lacunas da estrutura de regulação submetendo-a ao controle das autoridades o que escapa ao sistema,

- aumentar a cooperação internacional para permitir a harmonização das normas de diferentes países num senso mais estrito.

Ao apresentar seu projeto, Timothy Geithner afirmou que endurecer as normas existentes, e submeter às autoridades um grande número de firmas ou mercados que até agora estavam livres disso, depende implicitamente da cooperação internacional.

Nesse sentido, Geithner anunciou que o presidente Barack Obama apresentará na reunião de cúpula do Grupo dos 20 países desenvolvidos e emergentes, que acontecerá no dia 2 de abril, em Londres, uma iniciativa contra a lavagem de dinheiro e os paraísos fiscais.

Na véspera, Geithner, em um discurso em Nova York, afirmou que seu projeto de regulação financeira garantirá ao governo meios para limitar a tomada de riscos nas empresas consideradas cruciais para todo o sistema financeiro.
"O mundo precisa ver que os EUA assumiram um compromisso à altura da gravidade enorme do problema que vivemos", disse Geithner.
"Como país, faremos o necessário para conservar a confiança de nossos mercados financeiros e em nossa economia".

Esta semana, tanto Geithner como o chefe do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, pediram perante a comissão de finanças da Câmara de Representantes do Congresso americano a aprovação da revisão das normas de regulação das instituições financeiras.

Na ocasião, o secretário do Tesouro disse que o governo de Obama e o Congresso devem trabalhar em conjunto para elaborar uma "reforma regulatória integral e eliminar os vazios na supervisão".

"Todas as instituições e mercados que podem apresentar um risco sistêmico estarão sujeitas a uma rígida supervisão, incluindo as travas adequadas para a tomada de riscos", afirmou Geithner.

Tesouro dos EUA apresenta projeto de reforço da regulação financeira.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir