Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-03-2009

Dique rompe e 52 morrem afogados na Indonésia
Torrente de lama que inundou centenas de casas; dezenas de vítimas estão desaparecidas
Dique rompe e 52 morrem afogados na Indonésia
Foto: Estadão

Cireundeu - O dique de uma represa se rompeu próximo a Jacarta, capital da Indonésia, no início desta sexta-feira, afogando 52 pessoas numa torrente de lama que inundou centenas de casas. Dezenas de vítimas estão desaparecidas desde o rompimento, que surpreendeu os moradores enquanto eles dormiam, dando-lhes pouca chance de escapar da parede de água que invadiu as casas situadas numa área de baixada.

Num movimento comparado pelos moradores a um tsunami, casas e edifícios de concreto foram derrubados e inclinados pela força da água, que deixou muitos dos sobreviventes no subúrbio de Cireundeu presos no telhado à espera de resgate.

Danang Susanto, funcionário do centro de crise do Ministério da Saúde, estimou que até 500 casas tenham sido destruídas ou ficado submersas depois que fortes chuvas causaram a ruptura do dique de terra às margens do lago Situ Gintung, em Cireundeu. Em alguns locais, a água estava com seis metros de altura. "Os moradores ainda estão sendo evacuados; cerca de metade deles ainda estão nos telhados", disse Rustam Pakaya, que chefia o centro de crise.

O saguão de uma universidade próxima foi transformado num necrotério improvisado, onde moradores sujos de lama buscam parentes desaparecidos entre os corpos enfileirados no chão. Imagens de TV mostraram corpos flutuando pelas ruas tortuosas e a água fluindo pela ruptura do dique.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, e o ministro do Bem-Estar, Aburizal Bakrie, visitaram a área da tragédia para inspecionar as operações de resgate e visitar as vítimas, segundo a TV local. "Vamos fornecer ajuda às vítimas", afirmou Kalla. "Para aqueles que tiveram suas casas destruídas, o governo ajudará com os reparos", acrescentou.

Segundo a imprensa local, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono visitaria a região antes das prévias de seu partido, que se prepara para as eleições legislativas do próximo mês.

A companhia estatal de energia PT Perusahaan Listrik Negara desligou a eletricidade da área inundada, onde cinco de suas usinas ficaram submersas. As informações são da Dow Jones.

Dique rompe e 52 morrem afogados na Indonésia.

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir