Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2009

1º Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo
Vice-Governador Ricardo Ferraço, prestigiando o congresso. No evento ele falou que o congresso era uma...
1º Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo
Ricardo Ferraço e Mário Moreira.Foto: Arquivo Maratimba

Vice-Governador Ricardo Ferraço, prestigiando o congresso. No evento ele falou que o congresso era uma boa oportunidade que gestores públicos tinham para trocarem idéias, visando à melhoria de suas cidades.

1º CONGEP - ES

Nos dias 06 e 07 de abril realizou-se em Vitória o 1º CONGEP – Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo, ao qual fui com o servidor Mário Gomes Moreira e o Secretário de Finanças Sr. Anquizes Meirelles. Evento este destinado ao público em geral e servidores públicos das esferas estaduais e municipais.

O congresso foi de uma excepcional organização, e na abertura com Palestra Magna com o jornalista Luis Nassif, cujo tema foi "Gestão Pública e a Crise Financeira Internacional", onde o palestrante descontraidamente comentou sobre a origem da crise financeira internacional e do Brasil desde os primórdios tempos até a data de hoje.

E seguindo a programação foram apresentadas várias sessões técnicas e temáticas, com os mais diversos temas, com apresentadores de altíssimo nível.

Fato que me chamou bastante a atenção foi presenciar o Secretário de Gestão e Recursos Humanos – SEGER o Dr. Ricardo de Oliveira afirmar que o "Governo tem um grande desafio, formular e implementar uma política pública de gestão que apóie o salto de qualidade e produtividade que é necessária na área de prestação de serviços públicos à população".

Portanto constata-se claramente a visão empreendedora de nosso governador, ele não está só preocupado em fazer crescer o nosso estado, e sim em qualificar, capacitar e estimular os servidores para que possam ser gestores públicos, no sentido de um importante instrumento para avançar cada vez mais rapidamente, tendo em vista a eficácia, a qualificação e o respeito aos cidadãos, com uma visão de que público não tem de ser sinônimo de ruim. Devendo, sim, os servidores públicos prestarem atendimento de excelência. Nós, contribuintes, merecemos uma resposta digna da cidadania plena e condizente com os altos investimentos que se fazem em serviço e obras públicas via recolhimentos de altos impostos.

A política Pública de Gestão tem por objetivo aprimorar a capacidade do Estado de formulação e implementação de políticas e de gestão de recursos, para que o Estado possa atender cada vez melhor às demandas dos usuários (cidadão e empresas) por mais e melhores serviços públicos, com eficiência, transparência e participação da sociedade, essa é a missão da SEGER.
Aproveitei a oportunidade para dialogar com o Sr. Tarciso Vargas, que responde pela pasta do SETADES - Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, e na ocasião estava junto do Sr. José Pigatti, Subsecretário de Trabalho e Renda, o assunto foi à implantação do SINE (Sistema Nacional de Emprego) em Marataízes, onde os mesmos me afirmaram que num futuro bem próximo estará se alojando em nossa cidade uma Agência do SINE para auxiliar os trabalhadores a se capacitarem em diversos cursos, encaminhamento para o trabalho, emitir a Carteira de Trabalho e dar entrada no Benefício do Seguro Desemprego.

Confira algumas fotos:

Tarcisio Vargas, Secretário do SETADES, José Carlos Pigatti, Subsecretário de Trabalho e
Renda e Willian Manhães (Bill), Presidente do SISPMM. No encontro falaram sobre
a criação do SINE (Sistema Nacional de Emprego) em Marataízes.



Anquizes Meirelles, Secretário de Finanças de Marataízes, sempre se
reciclando e Bill presidente do SISPMM.



Deputado Federal Lelo Coimbra, representando a bancada Federal do Espírito Santo.



Deputado Estadual César Colnago, representando a Assembléia Legislativa do
Espírito Santo.



Wesley Goggi, Presidente do PSDB Jovem do Espírito Santo e seu amigo Bill.



Bill e Mário.



Sr. Anquizes Meirelles - Secretario de Finanças de Marataízes.



    Fonte: O Autor
 
Por:  William Manhães Junior    |      Imprimir