Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2009

Pescadores X IBAMA: Conflito Anunciado
Com o término do período do defeso da lagosta para o mês de junho e a proibição do uso de redes para a captura da lagosta o conflito...
Pescadores X IBAMA: Conflito Anunciado
Cledison Felippe
Foto: José Rubens Brumana

Com o término do período do defeso da lagosta para o mês de junho e a proibição do uso de redes para a captura da lagosta o conflito entre pescadores do Pontal, em Marataízes e o órgão responsável pela fiscalização o IBAMA se tornou iminente.

Indagado os pescadores do local prepararam suas embarcações com covos para cumprir com as exigências da lei e a resposta foi um lacônico: Não.

Para tentar contornar a crise que se aproxima esteve reunido com pescadores em Marataízes o Superintendente da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca Cledison Felippe, que veio a convite do Secretário de Pesca de Marataízes Bruno Machado.

O Superintendente explicou que a proibição da pesca com redes ou caçoeiras se deu a mais de 3 anos e que a frota pesqueira em sua maioria não se legalizou."Foram três anos para as adaptações das novas regras, mas lideranças pesqueiras do Estado não aceitaram.
"Com isso muitas políticas públicas de investimentos para o setor não podem ser incrementadas", ressaltou.

Disse ainda que na última reunião do colegiado em Brasília a classe pesqueira aceitou as novas regras e que os representantes do Estado tentaram a protelação, mas não conseguiram. "A pesca está definitivamente proibida com rede e na região cerca dos 180 barcos existentes somente 12 estão com os suas documentações em ordem". Diz Cledison.

Indagado sobre uma possível repetição dos confrontos de junho de 2007, onde os pescadores do Pontal atearam fogo em uma lancha do IBAMA e fecharam a rodovia com pneus e barcos em chamas o Superintendente pensativo disse que não. O Secretário de Pesca Bruno Machado, não emitiu nenhum comentário sobre o assunto.

Na próxima reportagem vamos mostrar o estudo realizado pelos oceanógrafos Nilamon de Oliveira Leite Junior e Carlos Eduardo Stein no período de 24 de agosto e 6 de setembro de 2007 sobre a pesca experimental de lagosta com a utilização e covos no litoral do Espírito Santo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir