Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-04-2009

2º Seminário sobre Segurança Pública e Justiça
Anchieta promove 2º Seminário sobre Segurança Pública e Justiça
2º Seminário sobre Segurança Pública e Justiça
Foto: http://www.jornalolitoral.com/

Anchieta - ES: O município de Anchieta promoveu na última quarta-feira (08), o 2º Seminário Municipal "Segurança Pública e Justiça", reunindo autoridades e membros da sociedade para discutir o cenário atual e futuro do município sobre o assunto, visando estruturar a cidade para o constante crescimento populacional e econômico, diante os investimentos que a cidade vem recebendo nos últimos anos.

O prefeito municipal, professor Edival Petri e o presidente da Câmara, Jocelém Gonçalves, deram as boas vindas aos presentes. Abrindo as palestras, o Pe. Firmino Costa Martins, apresentou a visão da igreja perante os aspectos que levam o ser humano à prática da violência, enfatizando que a questão da segurança pública é uma responsabilidade coletiva. A Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano "Fraternidade e Segurança Pública", vem ao encontro do tema do seminário, fortalecer o debate sobre o assunto.

Em seguida, o Major PM Gustavo Debortoli destacou o Cenário Futuro – Projeção para os próximos anos, apresentando um planejamento tendo por base as estatísticas da violência registradas nos últimos dez anos em Anchieta, mostrando que é possível traçar uma política eficiente para combater a violência.

Dentre os diversos caminhos para assegurar a segurança pública, o Major destacou a importância da guarda municipal como um reforço ao policiamento ostensivo e da tecnologia, através de implantação de sistemas de câmeras, o que inibirá comportamentos suspeitos. Essa técnica já é usada nas grandes cidades.

O Major parabenizou a iniciativa do prefeito por colocar o assunto em estudo, devido o fato do município viver um crescente desenvolvimento, evitando que tenha os mesmos problemas vividos hoje pelo município de Macaé-RJ, pois junto ao desenvolvimento vieram os problemas sociais, como a violência.

O Cenário Atual de Anchieta foi apresentado pelo Capitão Anderson Simas de Oliveira, comandante da 3º Cia de Polícia Militar de Anchieta. Diante dados de 2007/2008, diz que os crimes contra o patrimônio perderam o foco, que atualmente a violência é alimentada pelo crescente consumo de drogas. "Falta seriedade no assunto sobre o crack no município e no Estado. Os homens de bem estão se encolhendo." Diz o capitão Simas.

Representando a Assembléia Legislativa do Espírito Santo, o Deputado Estadual Rodrigo Chamoun, também destacou a importância de politícas públicas para combater o tráfico e o consumo das drogas e enfatizou ainda o papel da família para a construção de uma sociedade sem violência.

Finalizando, o prefeito municipal, professor Edival Petri apresentou os investimentos em segurança pública no município, segundo ele, o município aguarda a implantação da Cia Independente. "Nossa cadeia está localizada no centro da cidade e isso causa receio na população numa possível fuga. A Samarco está finalizando a doação de um terreno para a construção da cadeia pública." Para atender os casos de drogas no município, em breve o município terá um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos.

Durante o 2º Seminário de Segurança Pública e Justiça, a Prefeitura de Anchieta lançou, o projeto Disque Iluminação Pública, com postes numerados e um telefone 0800 para receber as demandas por manutenção, o prefeito fez a primeira ligação, inaugurando o serviço.

    Fonte: http://www.jornalolitoral.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir