Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 17-04-2009

Xadrez na praia da Barra do Itapemirim
Na sombra de antigas casuarinas e em meio a transeuntes e animados jogos de voleibol de areia...
Xadrez na praia da Barra do Itapemirim
Jorge Costa e Sevartório Vieira.
Na sombra de antigas casuarinas e em meio a transeuntes e animados jogos de voleibol de areia, uma dupla se destaca pela concentração nas estratégicas mexidas em um tabuleiro de xadrez.

O professor Jorge Costa e o mineiro Sevartório Vieira Brito, de 76 anos e desde os 14 praticante de xadrez, disputam acirradas partidas. "Para mim é uma distração e estou com minha mente sempre em atividade", disse Servatório.

Para o professor Jorginho (como é carinhosamente tratado) é uma forma de passar o tempo e pensar.

Uma curiosidade salutar, todos os praticantes do voleibol de areia também passam no tabuleiro montado numa cadeira de concreto, para ativar a mente depois de exigido do corpo em partidas exaustivas.

O professor de matemática Antonio da Silva Neto, não só pratica o xadrez como mantém um projeto na sala de aula com seus alunos no Estado do Rio de Janeiro onde leciona. "O xadrez ajuda no raciocínio e desenvolve o intelecto e a matemática", garante Toni- como é tratado.

Para o futuro professor de educação física Jonathan Cúrcio é uma forma educativa de desenvolver bons hábitos culturais.

O secretário de Esportes de Marataízes e praticante de xadrez Sandro Farias comenta que será incrementado nas escolas municipais tendo como meta ajudar e interagir em diversas disciplinas esse milenar jogo onde as crianças podem exercitar o seu lado de lógica e raciocínio.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir